22°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Estado promove evento educativo de prevenção às drogas em Belém

Ação na Escola Vilhena Alves contou com serviços de cidadania, feira de projetos, palestras e atividades culturais

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
01/09/2025 às 18h07
Governo do Estado promove evento educativo de prevenção às drogas em Belém
Foto: Wagner Almeida/NCS Seju

Alunos participaram de gincana com perguntas sobre futebol

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), promoveu, nesta segunda (1º), o evento “Influenciadores do bem” na Escola Técnica Estadual Vilhena Alves, em Belém. A ação faz parte da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas e envolveu diversas atividades promovidas em parceria com a instituição de ensino.

Evento contou com serviço de emissão de documentos

O evento contou com serviços de emissão de documentos e gratuidade para certidões; palestra sobre tráfico de pessoas; exposição de projetos dos estudantes; oficina de produção de produtos de limpeza; apresentação musical e gincana com participação de representantes do clube de futebol Paysandu. O objetivo foi destacar o papel dos estudantes em ações colaborativas e que ajudam a evitar com o contato com as drogas.

A ouvidora da Secretaria de Justiça, Cimara Vidal, destacou a participação dos estudantes na programação

Cimara Vidal, ouvidora de Justiça da Seju e vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), explicou que foi fundamental a participação dos estudantes na programação. “A atuação da escola dialoga muito com a proposta da Semana Paraense, que ressalta a importância dos jovens incentivarem uns aos outros em esportes, pesquisas e outras atividades fora da sala de aula e, assim, se afastarem das drogas e outros malefícios”, ressaltou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Diálogo e inclusão -O trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, além de contribuir para o aprendizado dos estudantes, também reforça laços solidários. “É muito importante que as escolas interajam com esse tipo de evento porque os alunos desenvolvem um olhar mais inclusivo. Se tem sinas de alguma pessoa usando drogas, procuramos logo ajudar. Porque sabemos que é alguém com problemas e, mais tarde, pode afetar a sociedade”, afirmou Guilherme Luiz, aluno do terceiro ano.

O aluno do terceiro ano, Guilherme Luiz, disse que esse tipo de iniciativa é fundamental para o bem estar de todos

Durante o evento, houve premiação para os alunos que arrecadaram doações de produtos de higiene para comunidades terapêuticas voltadas a dependentes químicos. Vânia Carneiro, diretora da Escola Vilhena Alves e membro do Coned, destacou que a troca de informações entre diferentes espaços contribui para o êxito das ações de prevenção.

“Muitas vezes, a escola é a primeira a perceber que o jovem está usando drogas lícitas ou ilícitas. Não adianta somente repreender. Por isso é importante aprender ao conversar com outros diretores, ir nas reuniões do Coned ou interagir com os próprios alunos para entendermos melhor como afastar a probabilidade de consumo das drogas”, enfatizou.

A diretora da Escola Vilhena Alves, Vânia Carneiro, acredita ser fundamental ter um olhar diferenciado para os jovens

A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas segue até esta terça (2), com o tema “Drogas, direitos humanos e novos olhares”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.