23°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Seap lança “Projeto APA”, que visa melhorar as condições de saúde do quadro funcional

Após a realização de pesquisa em vários departamentos, grupos de servidores inscritos serão atendidos a cada 20 minutos; previsão é ampliar o servi...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
01/09/2025 às 16h35
Seap lança “Projeto APA”, que visa melhorar as condições de saúde do quadro funcional
Foto: Divulgação

O secretário Marco Antonio Sirotheau participou das atividades iniciais do Projeto

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, participou da aula inaugural do “Projeto APA - Articulação por Articulação”, uma iniciativa da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS). O titular da pasta se submeteu a uma sessão com o educador físico André Paiva.

Primeiramente, a CAVS fez um levantamento juntos aos servidores para verificar quais as demandas mais recorrentes. A consulta se deu por meio de link enviado por e-mail. O resultado apontou que as principais dores se concentram na região cervical e lombar. A partir de então, dezenas de servidores efetuaram inscrições, formando diversas turmas. Agora, só será possível se inscrever daqui a dois meses.

A primeira etapa do projeto focará em sessões de alongamento para tirar a tensão do corpo. Ao todo, serão atendidos grupos de quatro servidores a cada 20 minutos de atividades. A pretensão é que o serviço seja ampliado para as unidades prisionais paraenses, com o objetivo de contemplar os policiais penais, dispondo, também, de um espaço contendo alguns equipamentos em área livre para exercício.

Continua após a publicidade
Anúncio
A primeira etapa do projeto focará em sessões de alongamento para tirar a tensão do corpo

O titular da Seap, coronel PM Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, defendeu que é importante estimular projetos dessa natureza. “Essa iniciativa é muito válida. Estão de parabéns por tomar providências, com o apoio da CAVS, da DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas) e do Coronel Luiz Maués”, declarou. Podem contar com o nosso apoio na questão de estrutura e tecnologia. “Vamos investir ainda mais nos servidores e nesse tipo de atendimento, em equipamentos e celeridade”, complementou.

O diretor de Gestão de Pessoas da Seap, Waldilson Colins, ressalta que o projeto da CAVS é mais um de tantos outros que estão sendo ampliados na secretaria. “O APA é de extrema importância para o servidor, pois tem um viés de valorização, numa área em que todos nós precisamos, que é a parte física. Temos que cuidar do nosso corpo, cuidar da nossa mente, cuidar de praticar os exercícios, e estarmos com as nossas articulações devidamente”, alertou o diretor.

Waldilson Colins enalteceu o trabalho desenvolvido pela CAVS e afirmou que o retorno é totalmente positivo no que tange à adesão dos servidores. “Nós vemos que é mais um projeto que vai dar certo. Queremos, cada vez mais, ampliar nossos serviços, chegar ao servidor. Com muita alegria, vamos dar mais um passo, inaugurando mais um grande serviço que a Seap vem prestando para o servidor público como forma de valorização”, celebrou.

De acordo com André Paiva, educador físico e servidor integrante da CAVS, o intuito é garantir o suporte necessário aos servidores. “O objetivo é justamente trazer uma melhor qualidade de vida em um ambiente de trabalho. Todos nós temos pontos mais sensíveis relacionados à dor, por exemplo. Por isso, levantamos um questionário de pontos de dores. Fizemos um mapeamento e montamos a intervenção. Essa intervenção chama-se de APA, que é ‘Articulação por Articulação’, justamente o nome do projeto”, explicou o profissional.

O educador físico salienta que a finalidade é atender os servidores em cima de suas demandas especificamente. “Queremos reduzir os quadros de dor e os pontos de tensão, de modo que possam desempenhar um trabalho bem mais saudável”, projetou.

Além de receberem e-mail, todos os setores da Seap foram visitados por uma equipe da CAVS para conscientizar e convidar os servidores a responder o questionário, conforme frisou a assistente social na CAVS, Cristilene Henriquez. “Esse questionário visava entender qual era o ponto principal a ser trabalhado, e entender como é que funcionava em cada um. Então, a partir daí, os grupos seriam criados por afinidades de sintomas, regiões de sintomas”, esclareceu.

A servidora destacou que as inscrições eram livres para todos os servidores. “As pessoas que concluíram suas inscrições já estão programadas para começar a partir de semana que vem. O projeto vai funcionar dois dias na semana, segunda e quarta-feira pela manhã, de 8 às 12h”, informou. “Será atendido um grupo de quatro pessoas. Cada servidor vai ser trabalhado por oito sessões, compreendendo um período de dois meses. Antes de finalizar esse grupo inicial, já serão abertas novas inscrições para os grupos seguintes”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.