22°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Referência nacional, Comando de Operações Penitenciárias comemora seis anos de criação

O Cope é uma das forças especiais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, que realiza ações de intervenção , retomada e manutenção ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
29/08/2025 às 20h01
Referência nacional, Comando de Operações Penitenciárias comemora seis anos de criação
Foto: Elielson Modesto

O Comando de Operações Penitenciárias (Cope) realizou, na manhã desta sexta-feira (29), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel (Região Metropolitana de Belém), a cerimônia de celebração pelos seis anos de sua criação. O Cope, originalmente oriundo do Batalhão de Polícia Penitenciária (BPop), é hoje uma das forças especializadas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), responsável pelas rondas nas unidades prisionais, escoltas e intervenção imediata, caso haja necessidade.

Em seis anos de existência, o Cope se tornou uma força de referência não só no Pará, mas também no Brasil. O Comando, ainda como Batalhão de Polícia Penitenciária, à época formado somente por integrantes da Polícia Militar, exerceu papel de destaque na retomada das unidades penais pelo governo do Estado, lembrou o secretário-adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Frias.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ele representou o titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, na solenidade, acompanhado pelo diretor de Administração Penitenciária, coronel Odenir Margalho; de Belchior Machado, da Diretoria de Trabalho Prisional; Lucas Bellard, da Diretoria de Execução Criminal; do comandante em exercício do Cope, capitão PM Esmael Alcântara; da comandante em exercício do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), policial penal Eslaine Almeida, e de diretores das unidades do Complexo Penitenciário.

Ordem e produtividade- Quanto ao papel do Cope, Ringo Alex Frias destacou que o Comando atua pela manutenção da ordem, contribuindo diariamente com o sistema penitenciário. “Os integrantes do Cope têm, de forma devidamente pontual, a necessidade de fazer os protocolos para a Secretaria fluir de uma maneira ordeira e produtiva no nosso dia a dia, nas nossas unidades. Não há nenhum espaço onde o Cope não possa adentrar. A consolidação desse trabalho é essencial para a segurança pública e a ordem do nosso sistema penitenciário”, disse o secretário-adjunto.

Ringo Alex Frias avaliou ainda que a criação do Cope representou um avanço significativo na Seap, devido ao profissionalismo e à dedicação de seus agentes. “O Cope é formado por homens e mulheres que contribuem, sobremaneira, para a manutenção do nosso sistema penitenciário. É imensurável a gratidão da nossa Secretaria a esses homens e mulheres. E aqui fica também o nosso agradecimento pelos serviços prestados à sociedade paraense”, concluiu secretário-adjunto.

O capitão Esmael Alcântara destacou o esforço, a dedicação e o empenho dos integrantes. “Saúdo a todos os presentes pelo trabalho desenvolvido por cada um daqueles que compõem o Cope, mantendo a seriedade, o comprometimento e aunião na manutenção da ordem e controle das unidades penais do Pará”, declarou o comandante.

Homenagens– Durante a solenidade, foram entregues 10 certificados de “Amigos do Cope” para convidados presentes, dentre os quais o diretor da Escola de Administração Penitenciária (EAP), Paulo Cunha; a coordenadora de Educação em Serviços Penais, Elisioneide Rodrigues; a coordenadora de Apoio Pedagógico, Fádua Ferreira, e o 3º sargento PM Gleidson Trajano, diretor da UCR III.

Também foram entregues medalhas de metal bronzeado a quatro policiais militares que estão há 10 anos prestando serviços à Polícia Militar: os cabos Clebervaldo Almeida, Marcos Casseb, Márcio Silva e Elder da Silva.

Ao representar os demais PMs, o cabo Almeida agradeceu a todos, ressaltando que“hoje não marca só uma data, um aniversário desse Comando de Operações, mas também vem trazer aqui um semblante de gratidão e apreço por essa tropa, que tanto se dedica, trabalha e se qualifica todos os dias para entregar o melhor para a sociedade paraense. E essa condecoração de hoje, de 10 anos de serviço ativo, traz à luz só mais força para nós continuarmos na nossa dedicação e seguir em frente, porque, às vezes, não são só os valores, mas o que vale é o sentimento de gratidão pelo reconhecimento do nosso trabalho, da nossa entrega. E tudo isso aí a gente agradece a Deus e a todos os nossos camaradas”, frisou o policial.

Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.