O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, recebeu, na tarde desta terça-feira, 26 de agosto, o senador das Bahamas, Barry Griffin, e o ministro conselheiro das Bahamas junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Mikhail Bullard.
O encontro teve como foco principal a atração de investimentos e o fortalecimento das relações bilaterais entre o Estado do Pará e as Bahamas. Participaram também da reunião Sherry Brom Rodrigues, diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme (DDCIS), e o assessor Leonardo Lobato.
As discussões abordaram a cooperação nas áreas de turismo, infraestrutura portuária e exportação de carnes e derivados. As tratativas visam estreitar os laços comerciais, em conformidade com as políticas internacionais e a legislação vigente sobre importação e exportação.
Paulo Bengtson apresentou o potencial econômico do Pará, destacando alguns dos principais diferenciais estaduais. Entre eles, o potencial energético, os setores da pecuária, agricultura, mineração, além de uma infraestrutura portuária estrategicamente posicionada. O secretário também enfatizou a política de incentivos fiscais do governo estadual, apontando-os como instrumentos estratégicos para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.
“O governo do Pará tem buscado diversificar sua matriz econômica, incentivando novos setores produtivos e criando um ambiente atrativo para investimentos. Um dos focos centrais é a verticalização da produção, aproveitando a ampla disponibilidade de matérias-primas para agregar valor localmente. É essencial atrair indústrias que promovam essa verticalização, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, acrescentou Bengtson.
O senador Barry Griffin, por sua vez, destacou a expertise das Bahamas no setor turístico e sua infraestrutura portuária avançada, capaz de operar grandes volumes de comércio e oferecer soluções logísticas em rotas internacionais. “Estamos interessados em fortalecer os laços comerciais com o Estado do Pará, especialmente em áreas estratégicas que promovam benefícios mútuos”, afirmou.
Já o ministro conselheiro Mikhail Bullard reforçou o interesse em expandir parcerias também na área educacional, mencionando a Universidade das Bahamas como instituição-chave para fomentar intercâmbios acadêmicos e culturais, fortalecendo os vínculos entre os territórios por meio da troca de conhecimento.
Novas frentes de cooperação
Ao final, ficou definido que os representantes das Bahamas irão formalizar suas áreas de interesse para investimentos no Estado do Pará. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) será responsável por articular essas demandas com os demais órgãos estaduais competentes, de forma alinhada às oportunidades identificadas.
Além disso, o senador Barry Griffin,convidou o titular da Sedeme e equipe técnica para conhecer de perto o potencial turístico das Bahamas, além da infraestrutura portuária. "Essa experiência enriquecerá ainda mais a colaboração entre nossas regiões, destacando oportunidades de investimento e desenvolvimento que podem ser benéficas para todos", disse.