As obras do novo Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém, chegaram a 60% de execução e já começam a transformar a estrutura que será entregue à população. O espaço, responsável pela realização de exames fundamentais para o acompanhamento de pacientes em cardiologia, nefrologia e psiquiatria, está sendo totalmente reformulado para garantir mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento.
Mais conforto e serviço -Entre as principais melhorias está a aquisição de um novo tomógrafo de última geração, que permitirá diagnósticos mais rápidos e precisos, especialmente em casos cardíacos. Atualmente, o setor atende cerca de 200 pacientes por dia e, com a conclusão das obras, a expectativa é que aumente para 300 atendimentos diários.
Para a chefe de enfermagem do serviço, Danielle Chagas, a modernização representa um marco para pacientes e profissionais. “O novo espaço do SADT trará avanços estruturais que vão melhorar significativamente o atendimento aos usuários. Além de aumentar a capacidade de atendimento, teremos equipamentos modernos e um ambiente mais humanizado, que oferece mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho às equipes”, destacou.
Emprego e renda -O impacto positivo também se reflete na economia de Belém. A execução da obra, realizada com recursos do Governo do Pará, já garantiu cerca de 40 empregos diretos para trabalhadores da construção civil. Entre eles, está o pedreiro Nazareno Souza, de 50 anos, que encontrou na obra uma oportunidade após meses desempregado.
“Foi uma porta aberta que o governo abriu para nós, trabalhadores da construção civil. Esse trabalho tem ajudado muita gente, porque é daqui que tiramos o sustento da família”, contou o trabalhador.
O projeto foi pensado para aliar funcionalidade e acolhimento. A nova estrutura será ampliada e contará com mais salas de procedimentos e exames – número que passará de 12 para 20 –, além de melhorias específicas como um repouso com banheiro exclusivo para a endoscopia e um repouso dedicado ao Raio-X e à Tomografia. Também foi projetada uma sala de comando bilateral para esses exames, o que garantirá maior eficiência.
A nova recepção também terá papel central no acolhimento. O espaço será ampliado, com dez postos de atendimento ao usuário e áreas adaptadas para direcionar pacientes de forma mais confortável, como espaço criança, fraldário e sala para aleitamento.
Além do SADT, a obra contempla ainda a reforma da recepção geral do hospital, com adaptação da área do Núcleo Interno de Regulação (NIR), ampliando o espaço físico para melhor desempenho do setor.
Exames ofertados
Com a finalização prevista para os próximos meses, a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) terá acesso a um serviço mais moderno, humanizado e preparado para atender à crescente demanda por exames. Entre eles estão raio X, ultrassonografia, tomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, MAPA, Holter, teste ergométrico, endoscopia, colonoscopia, eletroencefalograma, espirometria e doppler vascular.