21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Estado entrega Usina da Paz, em Moju, nesta quinta-feira (28)

Novo complexo multifuncional estadual é o 17º entregue pelo Governo do Estado à população paraense

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
27/08/2025 às 09h45
Governo do Estado entrega Usina da Paz, em Moju, nesta quinta-feira (28)
Foto: Victor Nylander (Seac)

Usina da Paz de Moju vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos em saúde, cidadania, educação, qualificação profissional e outros

O município do Moju, no nordeste paraense, vive a expectativa da entrega da 17ª Usina da Paz do Estado. O complexo será entregue à população nesta quinta-feira (28).

A chegada de mais uma unidade do maior complexo de cidadania e transformação social da América Latina vai ampliar a rede de serviços e atendimentos à população mojuense, com a oferta de mais de 70 serviços gratuitos em áreas como saúde, cidadania, educação, qualificação profissional, segurança, esporte, cultura e lazer.

As estudantes Isis Maria e Jhessi Aycha aguardam pelas atividades de dança e de esportes aquáticos

Mais oportunidades para a população -As estudantes Isis Maria e Jhessi Aycha aguardam pelas atividades de dança e esportes aquáticos. “Para nós, vai ser muito legal, porque vamos poder aproveitar a piscina e aulas de dança. São atividades que não temos na nossa escola e aqui vamos ter acesso. Vai ficar mais fácil, para nós, que moramos aqui no bairro.” disse Isis. “A Usina vai ajudar as pessoas que não têm condições de pagar para ter acesso a cursos, que são bem caros”, concluiu Jhessi.

Continua após a publicidade
Anúncio
Piscina da UsiPaz em Moju, que tem também bibliotecas, salas de informática, dança, música e ginásio poliesportivo

O comerciante Waldelino Cardoso também torce pela chegada de mais benefícios que vão ser gerados pela Usina. “Com certeza vai melhorar e trazer muitos serviços à população, não só para nós do bairro, mas para todo o município, que é muito extenso. Será uma oportunidade das pessoas fazerem cursos e aprimorarem seus conhecimentos. É algo que vai ajudar e vem para somar”, declarou.

Mãe atípica, Juliana Nascimento aguarda os serviços às famílias

Juliana Nascimento, mãe de uma criança atípica, espera que a Usina possa garantir serviços para a sua família. “Creio que vai melhorar a nossa cidade. Espero que aqui tenham muitos serviços para que meu filho possa participar e que seja algo valorizado pela população.”

Espaço de oportunidades -Localizada na Travessa Colonial, no bairro Alto, a nova Usina da Paz Moju tem uma estrutura moderna e funcional, com ambientes equipados para a oferta de mais de 70 serviços gratuitos que vão beneficiar diretamente os mais de 90 mil moradores locais.

O equipamento público estadual conta com salas estruturadas para a realização de atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, cursos de educação e capacitação profissional, além de espaços como bibliotecas, salas de informática, estudo, dança, música e gastronomia, ginásio poliesportivo, piscina, academia ao ar livre, quadra aberta, espaço pet, praça multicultural, entre outros.

“A entrega da Usina da Paz do Moju é mais um passo importante no compromisso do Governo do Pará em transformar vidas por meio da cidadania e da inclusão social. Este espaço vai garantir oportunidades, serviços e acolhimento para milhares de famílias. As Usinas da Paz já mostraram, em diferentes municípios, a capacidade de mudar realidades, e aqui em Moju não será diferente.” afirmou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Usinas da Paz -As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. O projeto faz parte do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e, desde 2021, quando foi entregue a primeira Usina da Paz, já garantiu mais de 10,4 milhões de atendimentos em diversas regiões do Estado.

No contexto da segurança pública, as Usinas contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, com percentuais que chegam a 90% de queda, indicando eficácia na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida.

Atualmente, 16 unidades já estão em pleno funcionamento, na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.