Parceria entre a Prefeitura de Belém e o governo estadual garantiu341 novos equipamentos hospitalares para as unidades básicas de saúdemunicipais que vãoampliar a capacidade de atendimento, modernizar a infraestrutura e garantir maior qualidade e humanização nos serviçosprestados à população.
“Esse é um momento importante de união entre o governo do Estado e a Prefeitura de Belém. Esses mais de 300 equipamentos vão fortalecer as unidades básicas de saúde e ampliar a capacidade de atendimento.Nada se faz sozinho, e, com o apoio do governo estadual, conseguimos oferecer melhorias concretas à população”, afirmou o prefeito de Belém, Igor Normando.
O evento de entrega dos novos equipamentos, nesta quinta-feira, 21, no Departamento de Recursos Materiais da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), contou com a presença do prefeito Igor Normando, da vice-governadora Hana Ghassan, dos secretários municipal e estadual de Saúde, Rômulo Nina e Ivete Vaz, respectivamente, além do secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Edney Pereira, entre outras autoridades. O investimento foi de R$ 4,3 milhões.
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou a relevância da ação conjunta. “Essa iniciativa faz parte da estratégia do governo do Estado de fortalecer a saúde em todo o Pará. Apoiar Belém, referência na atenção básica, significa ampliar a capacidade de atendimento com mais qualidade e conforto para os pacientes.A saúde é um grande desafio, e só com união entre Estado e Município conseguiremos avançar”, disse.
A lista de equipamentos incluicamas hospitalares elétricas e mecânicas, berços aquecidos, cardiotocógrafos, desfibriladores, aspiradores cirúrgicos, arcos cirúrgicos, ventiladores de transporte, incubadoras neonatais, ultrassons, entre outros itens de alta tecnologiaque serão fundamentais para qualificar o atendimento e possibilitar a realização de procedimentos de maior complexidade.
Para o secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, a entrega representa umsalto de qualidadeaos serviços prestados para a população. “É uma aquisição significativa que vaireequipar a atenção básica e as nossas unidades hospitalares. Muitos aparelhos estavam obsoletos ou sem possibilidade de conserto. Com esse apoio do governo do Estado, conseguimosrestaurar a qualidade e a segurança no atendimento, tornando nossa rede mais preparada e eficiente”, destacou Nina.
“Estamos trabalhando de forma integrada com os municípios para equipar as unidades de saúde e garantir que cada investimento feito em infraestrutura se traduza em qualidade de vida para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Este é mais um exemplo de cooperação bem-sucedida em prol da população”, disse Ivete Vaz, titular da Sespa.