Tem sido um sucesso a participação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorre desde o dia 16 e segue até a próxima sexta-feira, 22, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O espaço da secretaria reúne estudantes, educadores e servidores da rede municipal ematividades que dão visibilidade à produção científica e cultural das escolas.
Durante a programação, o público tem acompanhadooficinas, apresentações artísticas na Arena das Multivozes, lançamentos de livros de professores e alunos, exposições de robótica, contação de histórias, entre outras ações. A organização é da Secretaria Executiva Pedagógica (SEP) da Semec.
“Os trabalhos e os projetos que são produzidos nas escolas estão sendo ecoados para toda a Feira, por meio das apresentações de alunos, professores e servidores, tanto no estande quanto na Arena”, destacou Renan Freitas, técnico pedagógico da SEP.
Um dos pontos altos foi a participação dosestudantes de 4 a 6 anos da Unidade Pedagógica Solar do Acalanto, no bairro de São Brás.As turmas do Jardim II e 1º ano realizaram a mediação do livro “A menina dos olhos de Arco-íris”, com a presença da autora paraense Telma Cunha.
Na Arena Multivozes, eles encantaram com a dança da “Narrativa Poética da Cobra Grande” e o cortejo do “Arraial do Pavulagem”, arrancando aplausos do público.
Para a professora Elaine Kasseb, que acompanhou os estudantes,a experiência trouxe ganhos pedagógicos e emocionais. “Eu agradeço muito à Semec por convidar nossas crianças para serem protagonistas na Feira do Livro. Elas ficaram eufóricas e esse também é um momento de muito aprendizado nesse espaço literário”, afirmou a educadora.
Quinta-feira, 21
Exposição “Cartografia Patrimonial das Ilhas Sul e Baixo-Acará
Vídeo das ações do projeto “Ecomuseu”;”
Exposição “Embarcações”, com Mestre Belarmino e barcos e canoas amazônicas em miniatura
Calendário de frutas inventariado pelos estudantes
Exposição de camisetas com estampas produzidas por alunos sobre a paisagem cultural das Ilhas Sul
Quebra-cabeça “Inventário dos saberes e fazeres tradicionais das Ilhas Sul e Baixo-Acará”;”
Projeto “Turma do Juca: Meio Ambiente em Ação”
Projeto “Cadeira de rodas sustentável: uma experiência entre robótica e educação ambiental”
Exposição fotográfica dos estudantes, com o oficineiro Luan Grinfel, e produção de câmera artesanal
Sexta-feira, 22
Exposição de obras de cerâmica “Troca de saberes”
Projeto “Noko Anoko Witu: vozes de estudantes Warao pela justiça climática e sustentabilidade urbana”
Projeto “Práticas ancestrais ribeirinhas – O açaí nosso de cada dia”
Exposição “Ancestrais”, de plantas medicinais da Amazônia e diálogo sobre saberes tradicionais
Projeto “Sombras do passado: contos assustadores da memória popular”