Após mais de uma década sem receber intervenção estrutural, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tapanã, passa por uma reforma completa. Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito Igor Normando visitou as obras em andamento e anunciou que a unidade será transformada em mais umPostão da Saúdede Belém, proposta de sua campanha e que está sendo colocada em prática pela gestão, por meio de parceria com o Governo Federal, pelo programa Requalifica UBS.
Com um investimento deR$ 1,4 milhãoas obras garantirão a modernização total da estrutura física, com renovação das redes elétrica e hidráulica, modernização de consultórios, recepção, farmácia, salas de atendimento, além da substituição de todo o mobiliário e aquisição de novos equipamentos. A unidade também passará por adequações de acessibilidade e segurança para usuários e trabalhadores.
O futuro Postão do Tapanã é uma dasoito unidades de Belém que já operam com funcionamento 24 horas. Com a requalificação, ela será transformada em um modelo que amplia a oferta e o horário de funcionamento dos serviços atualmente prestados pelas unidades tradicionais que, em sua maioria, funcionam das8h às 17h. No novo formato, o atendimento seráestendido até as 22h, permitindo maioracesso da população a serviços essenciais.
Entre os serviços que passarão a ser oferecidos de forma ampliada estão:consultas com clínico geral e enfermeiros; atendimento odontológico; vacinação; acompanhamento de doenças crônicas; realização de exames básicose preventivos; além de atendimento pré-natal e pediátrico.
Durante o anúncio oficial da transformação da Unidade de Saúde do Tapanã em um novoPostão da Saúde, o prefeito de Belém, Igor Normando, destacou a importância do projeto para a população e reafirmou o compromisso da gestão em ampliar o acesso a serviços de saúde com qualidade e estrutura.
“Hoje é um dia muito feliz para Belém. Estamos anunciando o quarto Postão da Saúde que será entregue ainda neste primeiro ano da nossa gestão, um compromisso assumido ainda na campanha e que agora se torna realidade. A proposta é garantir unidades com mais estrutura e atendimento estendido até as 22h,desafogando o pronto-socorro e fortalecendo a atenção primária, o cuidado e a prevenção. Minha prioridade é cuidar de quem mais precisa, e é isso que estamos fazendo”, afirmou o prefeito.
Normando também ressaltou o esforço coletivo da administração municipal para enfrentar os desafios da saúde pública.
“Aprendi cedo que ninguém faz nada sozinho. Agradeço à população do Tapanã e à equipe da prefeitura, que tem enfrentado os desafios com coragem e responsabilidade. Já iniciamosobras em quase 10 UBSs. Estamos reorganizando a cidade para oferecersaúde com mais dignidadeà população”, concluiu.
A requalificação da unidade tem sido acompanhada de perto por servidores e moradores da comunidade, que há anos aguardam pelas melhorias ansiosos.
O agente comunitário de saúde (ACS) Eduardo Angelim relembrou o cenário encontrado ao chegar à UBS no fim de 2023.
“A estrutura daunidade estava bem ruim, parte elétrica, hidráulica, equipamentos, tudo muito precário. Muita coisa ainda é feita no papel. A gente espera, com muita expectativa, pelos tablets e computadores anunciados, porque isso vai melhorar não só o nosso trabalho, mas também o atendimento à população. Asmelhorias são para todo mundo: para quem trabalha aqui e, principalmente, para quem depende do serviço todos os dias”, destacou.
Moradora da região há cinco décadas e usuária da unidade há mais de 30 anos, Raida Moreira vê na reforma uma conquista coletiva para o bairro da Tapanã.
“Antes, a situação era bem pior. A expectativa é que melhore cada vez mais, porque aqui vai atender toda a região em volta, todos os conjuntos e periferias próximas. Com assistência o dia todo, isso vai fazer muita diferença pra nós”, celebrou.
Raimunda Silva, de 50 anos, também mora há décadas na comunidade e relembra a luta pela criação da UBS, bem como os anos de abandono enfrentados pela população local.
“Há 17 anos essa unidade foi deixada de lado. Levaram tudo: máquinas, macas, ventiladores, até os aparelhos de ar-condicionado. Agora, com essa nova gestão, estamos vendo mudança de verdade. Queremos uma unidade bonita, reformada, mas, acima de tudo, que tenha atendimento de qualidade, que acolha a população e atenda de verdade às necessidades do nosso bairro”, afirmou.
A reforma da UBS do Tapanã integra o conjunto de obras realizadas com apoio doprograma Requalifica UBS, do Governo Federal. O objetivo émodernizar e adequaras unidades aos padrões nacionais da Atenção Primária à Saúde, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais e um atendimento mais qualificado e acessível à população.
Atualmente, a unidade atende cerca de6 mil moradores por mêsapenas com os serviços da atenção básica. Com a conclusão das obras, a expectativa é ampliar significativamente esse número e fortalecer a rede pública de saúde na capital paraense.