Com escuta ativa, troca de experiências e construção conjunta, o II Encontro de Lideranças Pedagógicas reuniu, nesta quinta-feira (7), em Belém, profissionais de toda a rede estadual de ensino. O evento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e promoveu um espaço de diálogo e alinhamento entre dirigentes regionais, coordenadores administrativos e pedagógicos, além de técnicos das 40 Diretorias Regionais de Ensino (DREs).
“A transformação que eles estão promovendo na educação do nosso Estado, a gente, sim, tem que olhar para frente, a gente tem que, cada vez mais, nos desafiar. Mas a gente também tem que olhar para trás e agradecer tudo o que vocês fizeram, toda essa multiplicação de um movimento em favor da educação básica que este estado pôde viver nos últimos anos. E a palavra é essa: movimento, porque quando você faz um ato isolado e não gera a sinergia de um movimento, você não consegue articular todas as peças necessárias para atingir o objetivo. Esse movimento envolveu desde a decisão do governo, passando pela decisão da Secretaria de Educação e, quando eu falo decisão de governo, é o coletivo da secretaria. Portanto, esse elo só foi possível a partir do envolvimento de cada um de vocês nesse processo. No mais, que vocês possam continuar com essa energia, essa motivação, e voltar para as cidades, para as regiões, levando a mensagem de que nós vamos continuar essa caminhada fantástica para colocar a educação do Pará, onde as nossas crianças, os nossos jovens, os nossos educandos merecem. Parabenizo a todos os docentes, a todos os profissionais da educação, para que juntos possamos construir uma educação do tamanho do Estado do Pará”, disse Helder Barbalho, governador do Pará.
A principal meta da iniciativa é fortalecer as lideranças educacionais em todas as regiões estaduais, promovendo a integração e o alinhamento estratégico das ações planejadas para o segundo semestre letivo deste ano. Isso busca consolidar uma gestão educacional participativa, com foco em resultados concretos, priorizando a melhoria da qualidade do ensino público e o desempenho dos estudantes do Pará em avaliações externas.
O secretário de Educação do Pará, Ricardo Sefer, reafirma o compromisso com a educação pública de qualidade, com o futuro das crianças e jovens do Pará. “Liderar esse processo é um grande desafio pessoal e profissional. Meu compromisso é motivar vocês a entregarem o que a sociedade paraense espera de nós. Sempre acreditei que mais importante que rankings, é garantir que nossas crianças e adolescentes realmente aprendam com qualidade, profundidade e sentido".
"Que formemos cidadãos prontos para contribuir com o mundo, independentemente do caminho que escolham. Não sou alguém que se acomoda. E acredito que isso nos une: somos professores, inquietos por natureza. Quero mais. Quero novos desafios. Sei que todos se dedicaram muito até aqui, mas também sei que a sociedade espera ainda mais de nós. Espero que siga nos reinventando, aprendendo e melhorando, como educadores e como pessoas”, disse Ricardo Sefer, titular da Seduc.
A programação de hoje dá continuidade com a Caravana Saeb, incluindo a apresentação de um vídeo institucional, uma atividade interativa de avaliação, a divulgação da política pedagógica dos Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAPs), além de atendimentos individualizados voltados aos gestores regionais. Também serão discutidas estratégias para a fase preparatória até a aplicação da avaliação, como ações de reforço escolar, calendário de formações e o uso da plataforma Plurall como apoio pedagógico.
“Sempre é importante reunir todos os dirigentes, nossos coordenadores pedagógicos, nossos TAPs, para que possamos discutir um pouco sobre educação, trocar aprendizados e compartilhar boas práticas com todos os dirigentes. Isso nos permite conhecer, além da nossa região, o trabalho que vem sendo realizado em outras regiões e todos nós temos o mesmo objetivo: fazer com que o Pará seja o primeiro do Brasil no Saeb”, disse André Silva, dirigente da DRE Altamira.
Na sexta-feira (8), as atividades ocorrerão na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, no bairro do Marco, com apresentações técnicas da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), do Censo Escolar, além do lançamento do Sistema de Ocorrência Escolar (SOE), do Programa Escola Segura.
“É um evento importante para o entendimento do trabalho de como nós podemos motivar, continuar motivando e sensibilizando a nossa comunidade escolar de forma a alcançar um bom resultado no Saeb e, em consequência disso, trazer melhorias para a educação do Pará. Um encontro com pessoas de todo o Estado, empenhadas no mesmo trabalho que nós. Isso traz novas formas de enxergar a nossa atividade e de aplicá-la, sempre em busca de melhores resultados na nossa atuação individual”, destaca Cleber Amorim, professor de História e Técnico de Acompanhamento Pedagógico.
A programação também prevê atendimentos específicos para coordenadores pedagógicos e técnicos das Diretorias Regionais de Ensino (DREs).