24°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Programa PMZITO forma mais de 1,4 mil crianças e adolescentes com foco em cidadania no Pará

Iniciativa da Polícia Militar do Pará já alcança 15 municípios com atividades educativas, preventivas e de valorização dos direitos humanos

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
07/08/2025 às 08h10
Programa PMZITO forma mais de 1,4 mil crianças e adolescentes com foco em cidadania no Pará
Foto: Vinicius Pinto / Ag. Pará

O Governo do Estado do Pará, por meio da Polícia Militar, vem fortalecendo a formação cidadã de crianças e adolescentes com o programa PMZITO, que já beneficia mais de 1,4 mil participantes em 15 municípios paraenses. Com duração de um ano, a iniciativa oferece aulas regulares em temas como ética, cidadania, direitos humanos, primeiros socorros, prevenção ao uso de drogas, educação ambiental e educação física, entre outros.

A estudante Andressa dos Santos, de 14 anos, moradora do distrito de Murinim, em Benevides, é uma das participantes do programa na Usina da Paz local. Com o sonho de ser policial, ela destaca o impacto da formação em sua vida.

“Estar aqui é uma experiência única, me sinto honrada por essa oportunidade. Temos muitas experiências e aprendizados, sobretudo, a ser uma pessoa melhor. A disciplina que precisamos ter com certeza vai me ajudar na busca dos meus objetivos pessoais e profissionais”, afirma.

Continua após a publicidade
Anúncio

Formação além da sala de aula

O PMZITO é voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, regularmente matriculados na rede pública ou privada de ensino. Para participar, é necessário estar com a carteira de vacinação atualizada e apresentar atestado médico que comprove aptidão para as atividades. Ao final do curso, os alunos recebem o certificado de "Cidadão PMZITO".

“O curso tem duração de um ano e, ao concluir, o aluno recebe o certificado. A proposta vai além da educação formal, pois trabalha valores fundamentais como cidadania e respeito”, explicou o tenente-coronel Helde Silva, subdiretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da PMPA.

Atualmente, o programa está presente nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Soure, Breves, Salinópolis, Xinguara, Tucuruí, Altamira, Santarém, Rurópolis, Itaituba e Acará, incluindo comunidades quilombolas e ribeirinhas.

Impacto direto nas famílias

Em Benevides, 120 alunos participam do programa, distribuídos em quatro turmas que atendem também moradores de Benfica, Santa Maria e Murinim. O capitão Delson Ferreira, subcomandante do 39º Batalhão da PMPA e coordenador do PMZITO local, destaca a transformação dos alunos.

“A criança entra com uma mentalidade e ao longo do processo sai com outra. Essa nova maneira de pensar e agir também influencia a vida dos familiares. Os pais relatam que, após iniciar no programa, os filhos passaram a ser mais disciplinados no dia a dia”, pontua.

Cabo Cezar Cardoso, monitor do programa PMzito na UsiPaz Benevides

Os instrutores do programa são policiais militares com formação continuada e perfil pedagógico. O cabo Cezar Cardoso, que atua como monitor na UsiPaz de Benevides, explica a importância dessa preparação. “O curso de preparação é focado em policiais com aptidão pedagógica, pois é necessário entender a linguagem das crianças e adolescentes. O PMZITO é uma estratégia preventiva, que reforça que a segurança pública vai muito além das ações repressivas”, reforça.

Educação para transformar realidades

Hanzo de Castro, de 10 anos, foi inscrito no programa pela mãe e relata o quanto tem aprendido.

PMZITO Hanzo de Castro, 10 anos

“A gente sabe que têm muitas coisas ruins na sociedade e precisamos fazer diferente para que ela melhore. No programa, aprendemos sobre muitas coisas, mas os direitos humanos eu achei o mais legal. E a disciplina que aprendemos aqui também temos que ter em casa, porque os monitores conversam com nossos pais para saber como estamos nos comportando”, disse o estudante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.