Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém, recebeu nesta quarta-feira (6) mais uma edição do seminário “Jucepa em Movimento: Descomplicando o Registro Mercantil”, promovido pela Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Realizado no auditório da Faculdade Estácio, o evento reuniu servidores públicos, empresários, profissionais e estudantes das áreas de Administração e Contabilidade, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os processos de legalização de empresas no Estado.
Com ênfase na desburocratização dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, o seminário abordou orientações práticas sobre o sistema da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), iniciativa do governo federal que visa integrar e simplificar os processos de formalização empresarial no Brasil.
Durante o encontro, especialistas da Jucepa apresentaram os fluxos digitais da Redesim, esclareceram dúvidas frequentes dos participantes e reforçaram a importância da formalização como instrumento de fortalecimento da economia local. “Capacitar os agentes locais é investir diretamente na melhoria do ambiente de negócios. Ao aproximar o conhecimento técnico da realidade dos municípios, fortalecemos o empreendedorismo e incentivamos a formalização de novas atividades econômicas”, destacou Karla Dias, secretária-geral da Jucepa.
Destaque- Dados divulgados pela Jucepa durante o evento mostram que Castanhal registra um ritmo acelerado de desenvolvimento econômico. De janeiro a julho deste ano, o município registrou mais de 21 mil empresas ativas, entre as quais 9.701 microempreendedores individuais (MEIs); 4.568 microempresas (MEs) e 6.701 Sociedades Limitadas (LTDA). Os segmentos mais representativos da economia local incluem o comércio varejista de vestuário, construção civil, alimentação e transporte rodoviário de cargas.
O relatório também destaca a diversificação da atividade econômica com o crescimento de serviços, incluindo os de estética (cabeleireiro), promoção de vendas e fornecimento de alimentos preparados.
Integração e empreendedorismo- Além da capacitação técnica, o seminário serviu como espaço de diálogo entre o setor público e a iniciativa privada, promovendo integração e o fortalecimento da rede de apoio ao empreendedorismo na região.
A presença expressiva do público em Castanhal evidencia a importância de ações como o "Jucepa em Movimento", que vem contribuindo para a interiorização dos serviços da Junta Comercial e aproximando os profissionais das ferramentas necessárias para impulsionar seus negócios.
Para o secretário de Meio Ambiente de Castanhal, Rosimar Possidonio, a iniciativa fortalece não apenas o ambiente de negócios, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável do município. “Eventos como este são fundamentais para orientar os empreendedores, e mostrar que é possível crescer com responsabilidade ambiental. O desenvolvimento econômico e a sustentabilidade precisam caminhar juntos, e Castanhal está aberta a esse diálogo”, afirmou.