22°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Feira do Empreendedorismo Inclusivo movimenta Porto Futuro com criatividade

Iniciativa da Sespa/CEPA reúne autistas e familiares em mais uma edição do evento que gera renda e valoriza a economia criativa

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
02/08/2025 às 21h26
Feira do Empreendedorismo Inclusivo movimenta Porto Futuro com criatividade
Foto: Bianca Botelho -Ascom Sespa

Neste fim de semana, o Parque Urbano Belém Porto Futuro é palco de mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, um projeto que tem transformado histórias e gerado novas oportunidades para centenas de famílias paraenses. Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), a ação chega à sua 33ª edição nos dias 2 e 3 de agosto, das 16h às 21h, com entrada gratuita.

Mais do que um espaço de comercialização, a Feira do Empreendedorismo Inclusivo se consolida como uma iniciativa de valorização social e fomento à economia criativa. Voltada a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), seus familiares e associações, a feira oferece uma vitrine para a divulgação de talentos, produtos autorais e iniciativas empreendedoras que contribuem para a geração de renda e o fortalecimento da inclusão produtiva. A cada edição, a ação reafirma o compromisso com políticas públicas que unem inclusão, sustentabilidade econômica e reconhecimento social.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo Luciana de Lima, fonoaudióloga da Cepa, a proposta vai além da comercialização. “A Feira do Empreendedorismo Inclusivo é uma iniciativa que busca divulgar o trabalho desenvolvido por pessoas com autismo, seus familiares e organizações parceiras, sempre com o objetivo de fomentar a renda e fortalecer o protagonismo dessas famílias. É um espaço de troca, aprendizado e empoderamento”, explica.

Desde sua criação, o projeto já cadastrou mais de 400 famílias no sistema da Cepa e movimentou mais de R$ 350 mil em produtos comercializados. São mães, pais, irmãos e pessoas autistas que veem no empreendedorismo uma forma de conquistar autonomia financeira e visibilidade social.

Entre os expositores desta edição está Andrea Barradas, mãe de uma jovem com autismo e empreendedora. Ela já atua no mercado com produtos voltados para diferentes públicos, e embora tenha experiência com vendas, esta é a primeira vez que participa da Feira do Empreendedorismo Inclusivo.

“O empreendedorismo é legal porque ele ajuda na renda familiar e, para quem é mãe atípica, como eu, isso faz toda a diferença. Nossa carga é muito grande, então poder participar dessas feiras, vender o que a gente produz e ainda fazer networking é maravilhoso. A gente conhece pessoas, tem novas oportunidades e se sente mais fortalecida”, contou Andrea.

Ela acrescenta que tem boas expectativas para esta edição. “O Porto Futuro é um espaço ótimo, com circulação de crianças e família. Eu tenho produtos que atendem tanto o público infantil quanto o adulto e regional, então acredito que vai ser uma boa experiência”, disse.

Acesso à inclusão– Durante os dois dias de evento, o público poderá conferir uma grande variedade de produtos artesanais, regionais e autorais, que incluem roupas, acessórios, alimentos, itens de papelaria, brinquedos educativos, artigos personalizados, entre outros. Tudo produzido com carinho e dedicação por famílias que enxergaram na criatividade uma forma de superação e expressão.

Além de movimentar a economia local, a feira também contribui para romper preconceitos e ampliar a compreensão da sociedade sobre as vivências ligadas ao autismo.

“Quando você compra de um expositor, você não está apenas levando um produto pra casa. Está valorizando uma história de luta, de afeto e de resistência. Está ajudando a construir uma sociedade mais inclusiva e mais justa”, reforça Luciana.

A expectativa é de que muitas pessoas visitem o espaço neste final de semana, garantindo não só visibilidade aos expositores, mas também a manutenção e o fortalecimento do projeto, que já se consolidou como uma importante política pública de inclusão socioeconômica no Pará.

Serviço
Feira do Empreendedorismo Inclusivo
02 e 03 de agosto de 2025(sábado e domingo)
Das 16h às 21h
Parque Urbano Belém Porto Futuro
Endereço: Rua Belém, S/N – Bairro do Reduto – Belém/PA
Entrada gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.