A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início a um novo tempo para a educação municipal com a entrega dos novos ônibus escolares. A partir de segunda-feira, serão 130 veículos disponíveis para as rotas das zonas urbana e rural.
Para simbolizar esse momento, o prefeito Aurélio Goiano, secretários municipais e outros gestores saíram em carreata na manhã deste sábado, 2. Os novos ônibus percorreram as ruas de Parauapebas, evidenciando os novos caminhos da educação municipal.
“Ainda não é o que prometi em campanha, porque a minha molecada ainda vai curtir dentro de ônibus desse aqui com wi-fi para estudar on-line ou jogar. Molecada, isso esta prometido e vai ser cumprido! Os ônibus que a gente tinha, estavam fazendo vergonha. E esses ônibus agora, mais de oitenta por cento deles são de 2023 para cá e outros são zero quilômetro, com ar-condicionado e a molecada vai ter que trazer a blusa de frio”, afirma o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano.
Diferentemente da antiga frota, composta por veículos fabricados em 2018, os novos ônibus têm ano de fabricação a partir de 2023, inclusive, muitos são zero quilômetro, adquiridos em 2025 e apresentam uma estrutura muito mais moderna, segura, acessível e confortável para os estudantes.
A renovação é fruto do compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e com o bem-estar dos alunos que dependem diariamente do transporte escolar para frequentar as aulas.
Para a secretária de Educação Maura Paulino, essa é uma entrega que impacta diretamente na qualidade da aprendizagem. “A forma como o aluno chega à escola interfere em todo o seu rendimento. Estamos falando de mais conforto, mais segurança e mais respeito com nossos estudantes”, afirmou.
A renovação da frota representa o compromisso da gestão com a educação pública e com o direito de todos os alunos acessarem a escola com dignidade, seja na cidade ou na zona rural. Além disso, também reflete o compromisso e valorização das empresas locais, visto que o Consórcio Aliança, que ganhou o processo é formado exclusivamente por empresas de Parauapebas.
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025