A partir deste sábado (2), a Prefeitura de Belém disponibiliza o site cop30.belem.pa.gov.br com informações sobre a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a COP-30, que vai discutir o destino do planeta diante da crise do clima.
O megaevento, que ocorre de 10 a 21 de novembro na capital paraense, deve reunirmais de 50 mil pessoas de 193 paísesmembros da Organização das Nações Unidas (ONU), além de cientistas, líderes mundiais e representantes da sociedade civil. Antes, nos dias 6 e 7, ocorre a Cúpula dos Chefes de Estado, com a presença de presidentes, primeiros-ministros, reis e rainhas.
A inauguração do site também marca os 100 dias que a antecedem a conferência do clima.
Quem acessar a plataforma municipal poderá tirardúvidas relacionadas à Conferência da ONUde forma clara, acessível e institucional. O que é a COP e por que será realizada em Belém; o papel da Prefeitura no evento; ações preparatórias e obras em andamento; serviços voltados aos visitantes e moradores; agenda de eventos; com se tornar voluntário e formas de participação, além da transparência dos investimentos em obras e serviços são alguns dos temas presentes.
Há informações ainda sobre Belém como sede da COP-30, destacando a relevância estratégica da cidade e da Amazônia no debate climático global, e sua vocação turística, cultural e histórica.
O legado que a Conferência vai deixar para a cidade também é destaque. Uma das seções traz informações sobre asprincipais obras executadas pela Prefeitura de Belém, entre elas, a reforma da feira e dos mercados de peixe e de carne do complexo do Ver-o-Peso; a requalificação do Mercado de São Brás; a construção do Parque Urbano do Canal São Joaquim; a implantação das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), projeto conjunto do governo municipal e associações de catadores; e do Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém (DIB), ambos financiados pela Itaipu Binacional.
Uma das novidades é um formulário a ser preenchido pelos interessados com informações que servirão de base para a prefeitura organizar melhor o atendimento, identificar demandas prioritárias e buscar soluções conjuntas com os governos Estadual e Federal, no campo institucional, logístico, técnico ou cultural, durante o período do evento da ONU.
As opiniões também ajudarão a administração municipal aplanejar e executar as ações de suportena recepção de delegações e apoio a eventos paralelos realizados na cidade, principalmente em espaços públicos pertencentes ao município.
“Nós estamos disponibilizando canais de contato para o que é de responsabilidade da prefeitura para colaborar nesse momento, que é de união de forças de trabalho, para que o evento seja um sucesso e o mais positivo possível, já que a gestão municipal se preocupa muito com o legado que o evento vai deixar para a cidade e no pós-COP”, afirma André Godinho.