Agosto começa em clima de diversão no Mangal das Garças. No domingo, 3, o Parque Zoobotânico recebe mais uma edição das programações infantis Momento Ecozoo e Projeto Ecoarte, com destaque para a apresentação do mais novo morador do espaço: um gavião-caboclo. As crianças também poderão participar de uma oficina criativa para confeccionar gaviõezinhos de papel. A programação inicia às 9h, no Anfiteatro do Parque, com entrada gratuita.
Recentemente, o parque recebeu um novo habitante: um gavião-caboclo. Ele será apresentado ao público durante o Momento Ecozoo, de maneira interativa e educativa, com o apoio da equipe técnica do parque. A atividade tem como objetivo aproximar os pequeninos da fauna local, permitindo que eles aprendam mais sobre a importância da espécie, tirem dúvidas e interajam com o bichinho de forma lúdica e consciente.
“Esse gavião foi entregue ao parque pela SEMAS de Abaetetuba pois alguma família tinha o domesticado e cortado suas penas. Ele está atualmente com a gente e passando por um processo de reabilitação, com treinamento de falcoaria e também um manejo nutricional específico pra ajudar a acelerar a muda das penas. Mesmo assim, ele não pode mais voltar pra natureza, porque é um animal que confia muito nos seres humanos. Se ele for solto, pode acabar se aproximando de alguém de novo, e essa pessoa pode querer ficar com ele, cortar as penas ou prender”, afirma Camillo González, veterinário do Mangal.
A recreação continua na oficina de criação do Ecoarte. Com o acompanhamento da monitora Mayara Cohen os pequeninos poderão criar seus gaviõezinhos de papel para representar o animal que conheceram na programação.
O Projeto Ecoarte é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Organização Social Pará 2000, que administra o Parque Zoobotânico.
Além da oficina, o Mangal das Garças oferece outros atrativos, como a Reserva José Márcio Ayres (borboletário), o Memorial Amazônico da Navegação e o farol de Belém, cujos acessos são por meio de ingressos, adquiridos na bilheteria.
O Parque mantém diariamente outras atividades:
8h30 – Alimentação das iguanas
9h – Passeio rapinantes diurnas (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)
10h15 – Alimentação de tartarugas
11h – Alimentação das garças
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
Serviço:Programação infantil Ecozoo e Ecoarte Domingo (3), às 9h, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças – Rua Carneiro da Rocha, s/n, bairro Cidade Velha. Entrada franca.
Para espaços monitorados (borboletário, memorial e farol), o valor do ingresso é R$ 9,00 inteira e R$ 4,50 a meia-entrada.
Texto por Bianca Portela - Estagiária Ascom OS Pará 2000