A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), iniciou, nesta semana, a dragagem da doca Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso. O trabalho marca o início daúltima etapa da reforma do Complexo do Ver-o-Peso, que já está commais de 90% das obras executadas.
A Pedra do Peixe havia passado por uma dragagem superficial, com a retirada de resíduos que ficavam por cima, de 10 a 20cm de espessura. Nesta terça-feira (31) foi iniciada adragagem sólida, com o objetivo de removermais de 12 mil metros cúbicos de resíduos, com a limpeza do leito da Pedra.
“Asembarcações não vão mais ficar encalhadas, como elas costumam ficar. Além desse benefício aos trabalhadores, os frequentadores e turistas do local não irão mais presenciar aquela quantidade desagradável de lixo em volta da Pedra do Peixe, a qual, muitas vezes, a maré traz para o leito”, explicou Charles Aragão, engenheiro responsável pelas obras no Complexo do Ver-o-Peso.
Uma equipe de20 pessoas, entre operários e engenheiros civis e ambientais, atua nos 7 dias da semana, nos períodos demaré baixada Baía do Guajará. A operação deve durarcerca de dois meses.
“A dragagem desta docareforça a funcionalidade da Pedra do Peixe como entreposto pesqueiro, facilitando odesembarque do pescado. E, principalmente, contribuirá para a limpeza e conservação de um dos mais emblemáticos pontos comerciais e culturais de Belém”, disse Arnaldo Dopazo, secretário municipal de Obras e Infraestrutura.
“Nós, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, somos responsáveis pelo ordenamento dos permissionários do Ver-o-Peso. Assim, fizemos a retirada de embarcações que impediam o início da dragagem e reunimos com eles, para detalhar a importância e funcionamento dessa ação”, pontuou o titular da Sedcon, André Cunha
No último dia 24 de junho, a Prefeitura entregou a Feira do Açaí, Rua da Ladeira e Pedra do Peixe completamente reformados. A área destinada às erveiras também já foi entregue aos trabalhadores e população nessa, que é uma das mais importantes obras de preparação de Belém para receber a COP-30, em novembro.