O estacionamento do Hospital Geral de Mosqueiro (HGM) foi o ponto de encontro para uma ação dedicada à saúde, à cidadania e ao respeito à diversidade. Nesta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará, realizou uma grande ação voltada à população LGBTQIA+, como parte da programação da 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ da ilha,que acontecerá neste domingo, 27.
Com o apoio do HGM e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maracajá,foram realizados cerca de 150 atendimentos gratuitos, incluindo testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas com clínico geral, encaminhamentos para exames de imagem e atendimentos especializados, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação, com 80 doses aplicadas contra a Influenza e a Covid-19.
LEIA TAMBÉM: Fim de julho tem shows, inclusão e solidariedade nas ilhas de Belém
O médico veterinário Ariel Brito foi um dos participantes da ação e destacou o acolhimento e a importância da iniciativa voltada à comunidade LGBTQIA+.
“Fui atendido muito rapidamente e com um profissionalismo ímpar. Pude atualizar meus exames e saí muito feliz e tranquilo em saber que estava tudo certo com a minha saúde. Parabenizo também pela organização e pela iniciativa de realizar essa primeira ação social em saúde para a comunidade LGBTQIA+ antes da Parada do Orgulho no domingo. Ações como essa, sem sombra de dúvidas, transformam vidas, especialmente de pessoas que muitas vezes são esquecidas ou ignoradas”, destacou.
Além dos serviços de saúde, a iniciativa também promoveu ações de cidadania, com a presença da Defensoria Pública do Estado do Pará – Núcleo Mosqueiro, que ofereceu orientação jurídica com foco na retificação de nome e gênero em documentos oficiais, como certidões de nascimento e RG.
A coordenadora da Parada LGBTIAPN+ de Mosqueiro, Mellannie Marques, destacou a importância da ação como forma deromper barreiras e aproximar a população dos serviços públicos.
“A nossa população, muitas vezes, evita procurar atendimento por medo de passar por constrangimentos. Por isso, buscamos realizar todos os anos ações voltadas para o nosso público, com acolhimento e escuta. E, mais uma vez, foi um sucesso”, comemorou a coordenadora.
A diretora do Hospital Geral de Mosqueiro, Amanda Serra, reforçou o caráter inédito e o impacto da ação.