23°C 32°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Ação orienta comunidade da Condor sobre prevenção de riscos

Comunidade também recebeu extintores de incêndio de graça e mais de 150 casas passaram por vistorias preventivas para mapear riscos estruturais e p...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
23/07/2025 às 20h32
Ação orienta comunidade da Condor sobre prevenção de riscos
Crédito: DEFESA CIVIL

A manhã desta quarta-feira(23) foi marcada pela 6º edição do programa “Defesa Civil nos Bairros”, desta vez no bairro daCondor, em Belém. A ação levou serviços de orientação, prevenção de riscos, cadastramento de moradores em áreas vulneráveis, além de atividades educativas e de conscientização ambiental para os moradores da região.

Com o objetivo de aproximar o trabalho da Defesa Civil da população, o projeto vem atuando diretamente nas comunidades mais vulneráveis, promovendo cidadania, prevenção e capacitação.

Durante a ação, ocorrerammais de 150 vistorias preventivasem imóveis da área, paramapear riscos estruturais, orientar os moradores e promover mais segurança na comunidade, especialmente, nas situações de emergência. O trabalho contou com o apoio essencial de40 voluntários, que atuaram lado a lado com a equipe técnica em campo.

Continua após a publicidade
Anúncio

As atividades abrangeram pontos estratégicos e sensíveis do bairro, como a passagem Santa Terezinha — local do último incêndio na região —, além da passagem Motorizada, rua dos Tupinambás, rua Nova 1, rua Roberto Camelier e passagem Felicidade.

“Nosso objetivo com o Defesa Civil nos Bairros é estar onde a população mais precisa. Estar presente, ouvir as demandas e, principalmente, orientar eagir de forma preventiva. Hoje, no bairro da Condor, conseguimos alcançar centenas de famílias com informações essenciais, realizando mais de 150 vistorias em parceria com nossos voluntários. A presença da Defesa Civil vai além da emergência: é um compromisso contínuo com a vida, com a segurança e com o bem-estar de cada morador da nossa cidade.” disse o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães.

Além das vistorias, foram repassadas orientações sobre como agir em casos de alagamentos e deslizamentos, com distribuição de materiais informativos. O voluntariado foi um dos destaques da ação, demonstrando o engajamento de cidadãos comprometidos com a proteção de suas comunidades.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

“Ser voluntário da Defesa Civil é poder fazer a diferença na vida das pessoas. Hoje, no bairro da Condor, a gente viu de perto a realidade de muitas famílias e pôde levar orientação, apoio e escuta. Cada visita, cada conversa, mostra que nosso trabalho vai muito além da prevenção”, disse o voluntário da Defesa Civil de Belém, André Oliveira.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A senhora Flávia Ferreira, moradora da Condor há mais de 30 anos, participou das atividades e elogiou a presença da equipe no bairro. A iniciativa segue sendo realizada em outros bairros da capital, reforçando o papel da Defesa Civil de Belém em prevenir riscos, construir uma cidade mais segura e fortalecer a cultura da resiliência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.