Em mais uma frente de ações da “Operação Verão 2025”, as fiscalizações da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) da Polícia Civil do Pará têm reforçado o combate à poluição sonora e a verificação do licenciamento de estabelecimentos nas regiões mais visitadas por turistas nesta época do ano.
A ilha de Mosqueiro recebeu reforços para as fiscalizações e atendimento às denúncias da população. O objetivo é combater o crime de perturbação do sossego e assegurar que os moradores e visitantes do distrito possam aproveitar o período de férias escolares com tranquilidade.
Para quem deseja denunciar irregularidades, o Disque-Denúncia está disponível 24 horas por dia pelo número 181. Após o acionamento, as equipes policiais irão até o local para averiguar a ocorrência. O sigilo é garantido.
Neste final de semana, com o aumento do fluxo de turistas, as equipes da DPA também intensificaram as ações de fiscalização no município de Salinópolis. As vistorias foram direcionadas a bares, restaurantes, casas de show e demais estabelecimentos de diversões públicas, com foco na verificação da regularidade dos alvarás de funcionamento e demais requisitos previstos na legislação.
“O alvará representa uma autorização legal que garante que o funcionamento do estabelecimento está de acordo com os critérios de segurança e ordem pública, colaborando diretamente para a prevenção de acidentes e para o bem-estar coletivo”, esclareceu o delegado Marcelo Mendes, da DPA.
Os proprietários que desejam obter o documento devem procurar a Diretoria de Polícia Administrativa, apresentar a documentação necessária e formalizar o pedido de registro e autorização. O processo inclui a análise técnica da atividade ou até mesmo vistoria prévia.
“Nosso objetivo é garantir que o lazer e o entretenimento ocorram de forma segura e dentro da legalidade, prevenindo riscos à população e promovendo um ambiente mais organizado e protegido para todos”, reforçou o delegado Marcelo Mendes.
A Operação Verão 2025, deflagrada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em junho, se estende até o mês de agosto, com reforço nas forças de segurança em mais de 50 localidades do Pará.