A tarde desta quinta-feira (17) foi especialmente emocionante para a estudante Samiah Lopes, da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias. Ela participou do Seminário “IA na Educação Básica: Construindo Referenciais Nacionais”, realizado em Brasília (DF). Durante o evento, Samiah integrou o painel “Inteligência Artificial, Aprendizagem e Currículo: Promovendo as Habilidades Digitais dos Estudantes”, representando o Pará com entusiasmo sob a perspectiva dos estudantes no uso da tecnologia na educação.
"Foi uma experiência muito legal e muito especial para mim. Ter a minha opinião e vivência com inteligência artificial reconhecidas enquanto estudante da rede pública e da Amazônia é algo muito importante para nós. Isso mostra que também podemos ocupar esses espaços e estar ao lado de pessoas importantes na educação. Eu gostei bastante”, disse a estudante.
Representação –O convite para representar o Pará surgiu em reconhecimento ao destaque de Samiah na área, especialmente pela conquista da medalha de prata na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia). Essa conquista evidencia o talento e o protagonismo da estudante na aplicação da inteligência artificial na educação.
A indicação veio após a visita de representantes do Ministério da Educação (MEC) ao Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), entre os dias 25 e 27 de junho de 2025. Durante esse encontro, a representante do MEC teve a oportunidade de conhecer de perto os projetos e iniciativas do Centro, que se destacam pela qualidade pedagógica e técnica, além do compromisso com a inovação e a sustentabilidade na educação básica. Foi nesse contexto que a indicação da estudante foi feita, reconhecendo seu potencial e dedicação.
No Ciseb, estudantes das redes públicas estadual e municipais podem participar de programas de imersão em tecnologia, inovação e sustentabilidade, com ênfase no aprendizado curricular e no desenvolvimento de novas habilidades. Já os professores da rede pública têm acesso a formações, palestras, assessoria e apoio técnico-pedagógico para a implementação de projetos inovadores em suas escolas.
Os pais da estudante, Danielle Pinheiro e Williams Lopes, acompanharam a filha de forma on-line. A mãe, feliz pelas oportunidades da filha, expressou sua alegria ao ver de perto os frutos do esforço de Samiah e o reconhecimento que ela tem conquistado.
"Estamos muito felizes pela participação da Samiah como painelista neste seminário de Inteligência Artificial, primeiramente pela confiança que a Seduc e o Ciseb depositaram nela para representar os estudantes das escolas públicas do Pará, o que entendemos como um reconhecimento do seu esforço e competência enquanto participante do Centro. Estávamos um pouco apreensivos no início, aquele instinto de mãe e pai, mas ao final ficamos muito orgulhosos. Mesmo sendo sua primeira participação em um evento desse porte, ela conseguiu se expressar com clareza, compartilhando suas experiências na Onia e no Ciseb, além das expectativas em relação à IA sob a perspectiva do estudante”, conta a mãe.
Seminário –Com coordenação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) e parceria da Unesco no Brasil e do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br | NIC.br), o encontro propõe a construção colaborativa de estratégias para o uso da inteligência artificial na educação básica.
O evento, que acontece no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reúne ao longo de dois dias especialistas, gestores públicos, professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Juntos, eles vão contribuir com ideias, experiências e propostas para orientar a integração ética, crítica e pedagógica da IA nas políticas educacionais brasileiras.
O seminário segue até sexta-feira (18), sendo transmitido ao vivo no canal do MEC no YouTube.