19°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Vila da Barca: PMB orienta sobre rede de apoio a pessoas vulneráveis

Mobilização é uma estratégia para informar a população e ampliar o acesso às políticas públicas municipais

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
17/07/2025 às 19h48
Vila da Barca: PMB orienta sobre rede de apoio a pessoas vulneráveis
Crédito: Seprcd

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva Política de Prevenção e Combate às Drogas e Reintegração Social (Seprcd), realizou, na manhã desta quinta-feira (17), uma reunião na comunidade da Vila da Barca para levar informações e orientações a cerca de 60 pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo algumas em situação de rua e usuários de álcool e drogas.

Rede de apoio municipal

Durante a reunião, a equipe da Seprcd apresentou aos participantes os serviços disponibilizados pela rede de assistência social do município, destacando a atuação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Uma das dúvidas mais frequentes foi sobre o funcionamento do Centro POP, que segundo a titular da Seprcd, Rosa Claudia Figueiredo Ferreira Daibes, é fundamental para o atendimento inicial da população em situação de rua.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O Centro POP é a porta de entrada da assistência social, onde tudo começa. Após o cadastro, o paciente pode ser encaminhado para os CREAS e, se necessário, para os CAPs especializados em álcool e drogas. Essa rede é fundamental para garantir o apoio adequado às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade,” explicou a secretária.

Além das orientações sociais repassadas pela secretária Rosa Claudia, a advogada Stefane Caroline de Souza Silva forneceu orientações jurídicas sobre caminhos legais para obtenção de direitos básicos.

A ação na Vila da Barca faz parte de umaestratégiada Prefeitura de Belém paraampliar o acesso da população às políticas públicas de prevenção e combate às drogas, bem como àreintegração social.

“Nosso objetivo não é apenas atuar na Vila da Barca. Queremos expandir essas ações para outras comunidades da cidade, garantindo que cada vez mais pessoas conheçam e tenham acesso à rede de serviços da prefeitura,” concluiu a secretária Rosa Claudia.

Crédito: Seprcd
Crédito: Seprcd
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.