19°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Polícia Militar é linha de frente na proteção das florestas

Por Tarcya Amorim (PMPA)17/07/2025 18h34Neste 17 de julho, Dia Nacional das Florestas, o trabalho permanente e estratégico da Polícia Militar do Pa...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
17/07/2025 às 19h03
Polícia Militar é linha de frente na proteção das florestas
Foto: Divulgação

Neste 17 de julho, Dia Nacional das Florestas, o trabalho permanente e estratégico da Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), ganha ainda mais visibilidade na luta pela preservação dos recursos naturais. Com ações que vão do patrulhamento terrestre à fiscalização nas hidrovias, a corporação atua de forma preventiva e repressiva contra crimes ambientais em todo o território paraense.

O CPA é responsável por coordenar a atuação de três unidades operacionais: o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU), ambas sediadas em Belém, e a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAMB), em Santarém. Juntas, essas unidades realizam um trabalho contínuo de policiamento ostensivo e integrado com instituições ambientais federais e estaduais.

Em 2024, a Polícia Ambiental realizou o resgate de 1.288 animais e realizou a soltura de 1.942 em habitat natural e 431 encaminhamentos de animais não saudáveis a instituições apropriadas.

Já em 2025, no período de 1º de janeiro a 14 de julho, foram contabilizados 632 resgates e 257 pássaros silvestres apreendidos, totalizando 635 apreensões. Nesse período, 425 animais foram soltos em habitat natural e 285 foram encaminhados a centros de cuidado por não apresentarem condições de retorno imediato à natureza.

Atividades- são diversas as atividades e vão muito além da repressão aos ilícitos, como ações educativas, resgate de animais silvestres, patrulhamentos em áreas de conservação e operações voltadas à conscientização e fiscalização.

Continua após a publicidade
Anúncio

Projetos e Operações- Só em 2024, o CPA participou de 72 operações integradas, envolvendo órgãos dos três níveis de governo. As ações incluem desde o combate a desmatamentos ilegais até iniciativas sociais que unem sustentabilidade e inclusão digital. Um dos exemplos é a “Ação Placa Mãe”, realizada em Santarém pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAMB). O projeto transforma o descarte correto de eletrônicos em uma oportunidade de aprendizado: quem entrega resíduos eletrônicos recebe uma muda de planta e contribui para a formação de jovens em informática, com equipamentos recuperados e devolvidos à comunidade.

“O Dia Nacional das Florestas é simbólico, mas o nosso trabalho acontece todos os dias, em todas as regiões do Estado. Nosso compromisso também é proteger a biodiversidade, a nossa flora e assegurar que futuras gerações encontrem a floresta ainda em pé, conforme as diretrizes do Governo do Pará. Com atuação integrada, planejamento técnico e presença ativa nos territórios mais sensíveis, o Batalhão de Polícia Ambiental segue como uma das principais barreiras contra a degradação ambiental na Amazônia brasileira.” Afirmou o Comandante Geral, Coronel Dílson Júnior.

Parcerias- Além das ações planejadas pela própria instituição, a PM também presta apoio em operações de diferentes órgãos ambientais. Só neste ano de 2025, foram realizadas missões conjuntas com diversos órgãos, totalizando 29 operações. Destas, seis foram conduzidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Clima (SEMAS), por meio da Operação Amazônia Viva, 13 com a SEMAS na Operação Curupira, 6 com o IDEFLOR e 4 com o ICMBio. Mas além disso, quando solicitado, também é prestado apoio ao IBAMA e DEMAPA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.