As forças de segurança pública continuam as ações da "Operação Verão 2025” em mais de 50 localidades no Pará. Quem permanecer na Região Metropolitana de Belém neste final de semana, e buscar diversão na Ilha de Mosqueiro (distrito da capital), conta com a intensificação de rondas e fiscalização policial na ilha.
Para acompanhar a movimentação e concentrar as forças de segurança para definição de ações, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) instalou na Avenida 16 de Novembro com Avenida Beira-Mar o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), para monitoramento, em tempo real, das câmeras de segurança espalhadas pelo distrito, permitindo respostas rápidas a ocorrências e o registro de boletins em casos de menor gravidade.
Atuando de forma preventiva, neste final de semana a Segup tem atuado com equipes da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) na divulgação de materiais da campanha “Não Se Cale”, voltada ao combate à importunação sexual. Para o titular da Segup, Ualame Machado, este trabalho contribui significativamente para conscientização das pessoas e a criação de um ambiente mais seguro no veraneio.
Informação- “Nas férias escolares, a Segup tem intensificado as campanhas de conscientização, visando prevenir esses crimes e proteger nossas crianças e adolescentes. Queremos educar a população sobre o que constitui importunação sexual, informar as vítimas sobre seus direitos e como denunciar, e promover um ambiente seguro e acolhedor para todos. Contamos com o apoio de todos para construirmos um verão seguro e respeitoso para nossas famílias”, disse o secretário.
Materiais informativos já foram distribuídos em restaurantes, bares, barracas e, principalmente, a banhistas nas praias do Chapéu Virado e Farol. A Polícia Civil também integrou a ação divulgando materiais da Delegacia Virtual, incluindo canais de denúncia, como o 190 para chamadas emergenciais e o 180 da Central da Mulher. Ainda estão disponíveis o (91) 98115-9181, WhatsApp do Disque Denúncia, com a atendente virtual Iara.
Considerada uma das maiores operações de segurança executadas pelo governo do Estado, a Operação Verão 2025 mobiliza mais de 9.200 agentes, em ações ostensivas e preventivas, com reforço no policiamento local. As ações começaram no dia 28 de junho, e prosseguem até 4 de agosto.
A iniciativa mobiliza servidores da Segup, polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran (Departamento de Trânsito), Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e de outros órgãos estaduais, como Artran (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte), Adepará (Agência de Defesa Agropecuária) e Ideflor-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade). Também participam agentes das Guardas Municipais e instituições federais, como a Capitania dos Portos.