20°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Estado e Prefeitura articulam convênio para contratação de pessoas privadas de liberdade

Parceria prevê a produção de lixeiras de concreto para alguns pontos da capital paraense, e de blocos de concreto para pavimentação de vias

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
10/07/2025 às 16h03
Estado e Prefeitura articulam convênio para contratação de pessoas privadas de liberdade
Foto: Divulgação

Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), governo do Estado e Prefeitura de Belém acordaram a realização, de imediato, de dois projetos-pilotos voltados a obras de urbanização da capital paraense com a utilização de mão de obra de pessoas privadas de liberdade, antes da celebração de um convênio específico para essa iniciativa.

Participaram da reunião Belchior Machado, diretor de Trabalho e Produção da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e Cleidson Ferreira, secretário de Zeladoria e Conservação Urbana do município de Belém.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme as tratativas entre os dois governos, custodiados serão contratados para confeccionar lixeiras de concreto, as quais serão instaladas em pontos estratégicos, e também produzir blocos de concreto destinados à pavimentação de várias ruas. Neste primeiro momento, dois bairros da capital paraense serão contemplados pela parceria. Os locais ainda serão definidos.

“A iniciativa é importante para a urbanização da cidade, além de ter um impacto social significativo. Essa prática não apenas contribui para a pavimentação de ruas, mas também oferece aos custodiados a oportunidade de participar ativamente no processo produtivo e de reinserção social”, declarou Belchior Machado.

Economia- Ainda de acordo com Belchior Machado, o convênio representa uma estratégia de economia. “O uso desses blocos no processo de urbanização traz benefícios diretos para a cidade de Belém, ao mesmo tempo em que reduz custos de pavimentação de ruas”, explicou o diretor da Seap.

Pela Secretaria de Estado, ainda estiveram presentes Raquel Lima, coordenadora de Trabalho e Produção; Renata Carvalho, coordenadora de Produção, e Ouarde Danielle, gerente de Equipamentos e Maquinários, e pela Sezel, Artur Magno, diretor de Gestão de Dados; Fernando Camarinha, secretário executivo de Manutenção de Malha, e Marcus Athayde, diretor de Desenvolvimento Urbano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.