Na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito de Belém, Igor Normando, acompanhou otrabalho de restauro do que foi danificado e pichado na Rua da Ladeira do Castelo, no centro histórico da capital paraense. O patrimônio foivandalizado durante uma festa na noite da última sexta-feira, 4, eserá restaurado por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra).
A Rua da Ladeira do Castelo foi entregue completamente reformada no último dia 24 de junho . As reformas da Feira do Açaí, Pedra do Peixe, e Rua da Ladeira incluíram drenagem, pintura, instalações elétricas e hidrossanitárias, iluminação com LED, alvenaria revestida internamente com cerâmica, bancadas em granito cinza, área de convivência com bancos térmicos, fachadas dos casarões históricos, entre outras melhorias.
Já na madrugada do último sábado, 5, logo após os atos de vandalismo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Zeladoria Urbana (Sezel),iniciou a limpeza das áreas pichadas, com a atuação de 20 funcionários de uma concessionária de limpeza.
Na manhã desta segunda-feira,uma equipe de 15 pessoas de uma empresa contratada pela Seinfra iniciou o restauro de todas as áreas danificadas na Rua da Ladeira. A rampa de acessibilidade será reinstalada e o corrimão, fixado. O banco danificado será limpado e pintado.
Já asfachadas dos casarões históricos, que foram danificadas com a colagem de vários adesivos, irão passar por um restauro detalhado. “Teremos um trabalho minucioso nesse processo de retirar os adesivos e, posteriormente, preservar a cor original dos casarões nos quais os adesivos foram colados. Somente daqui a três a quatro dias, será realizada uma nova pintura das fachadas danificadas”, explicou o engenheiro de obras Charles Aragão.
O prefeito Igor Normando, que acompanhou atentamente o início dos trabalhos, falou sobre a importância do restauro. “Esta ação é importante para mostrar para a sociedade quea gente precisa viver de forma civilizada e harmônica. Não podemos depredar patrimônio público, ir de encontro às leis vigentes na cidade. Temos que garantir nossos direitos, mas também garantir que nossos deveres sejam cumpridos em sua plenitude”.
“Essa depredação foi lamentável, mas a Prefeitura de Belém, por meio da Seinfra, entrou em ação imediatamente para reverter os danos. Estamos empenhados em ajudar a fazer de Belém uma cidade em ordem, para seus moradores, trabalhadores, e turistas”, pontuou o secretário da Seinfra, Arnaldo Dopazo.
Um dos 93 trabalhadores que atuam na Feira do Açaí, em frente à Rua da Ladeira, Josué Cardoso comemorou a presença do prefeito e a ação imediata da Prefeitura. “É um alívio presenciar o poder público tomar essas providências para que nós, trabalhadores, possamos atuar em um local limpo e digno”, disse o vendedor de refeições.