Depois demais de dez anos sem receber qualquer tipo de intervenção estrutural, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bengui I, localizada no bairro do Bengui, em Belém, finalmente passará por uma ampla reforma. A ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras foi assinada na manhã desta sexta-feira, 11, pelo prefeito de Belém, Igor Normando.
A ação marca um avanço significativo para os moradores do Bengui e de bairros vizinhos, que utilizam a unidade para atendimentos tanto da Atenção Primária quanto de urgência e emergência.Com uma média de 6 mil atendimentos mensais, a UBS Bengui I é considerada uma das mais estratégicas da região.
A reforma integra oprograma Requalifica UBS,uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).O investimento previsto é de aproximadamente R$ 2 milhões, e o prazo estimado para a conclusão da obra é de dois meses,conforme a construtora responsável.
“Na nossa gestão, um dos nossos pilares é cuidar da saúde pública e melhorar os serviços prestados à nossa população. Um exemplo disso é a reforma desta unidade, quealém de melhorar a estrutura, vai ampliar os serviços, como a inclusão de odontologia, um posto do Samu e outros atendimentos para beneficiar ainda mais a comunidade. E não vamos parar por aqui, porque outras unidades de saúde também serão reformadas. Queremos uma rede municipal de saúde com serviço de excelência”, afirmou o prefeito Igor Normando.
Melhoria na estrutura e no atendimento
Coordenada pela Sesma, a obra tem como objetivo qualificar a infraestrutura da UBS, proporcionando mais conforto, segurança e resolutividade no atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes de saúde que atuam na unidade também serão beneficiadas com melhores condições de trabalho.
Entre as melhorias previstas estão arevitalização das redes elétrica e hidráulica; a reforma completa dos consultórios médicos e odontológicos; a reestruturação da recepção, farmácia, salas de atendimento, ponto de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e demais ambientes internos e externos.Além disso, toda a estrutura física da UBS passará por modernização. Ao final da obra, a expectativa é de uma melhora significativa no acolhimento dos usuários, com um ambiente mais adequado, humanizado e com capacidade plena para atendimentos ambulatoriais e de urgência.
A comunidade do Bengui recebeu a notícia da reforma com entusiasmo e esperança de dias melhores para quem depende do SUS. É o caso da aposentada Maria Lúcia, de 63 anos. “Sou uma paciente frequente da UBS que, por causa dos servidores, já oferecia um ótimo atendimento. Mas, agora com essa reforma, vai deixar o que é bom ainda melhor, beneficiando não só a mim, mas toda a comunidade do Bengui que depende da saúde pública”, contou.
Resgate do cuidado
A última reforma da UBS Bengui I ocorreu em 2014.Desde então, a unidade de saúde operava sem as condições ideais de funcionamento. Com o início da nova obra, a Prefeitura reafirma o compromisso com o fortalecimento da Atenção Básica e com o direito da população a um serviço público de saúde gratuito e de qualidade.
Durante a assinatura da ordem de serviço, a secretária executiva de Saúde, Bárbara Freire, que representou o titular da pasta, Rômulo Nina, destacou a importância da reforma tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam na unidade.
“Essa reforma será de fundamental importância não apenas para a comunidade, mas também para os servidores, que passarão a atuar em um ambiente mais adequado e qualificado. Além disso, a obra vai ampliar a capacidade de atendimento, beneficiando ainda mais a população atendida pela UBS Bengui I”, finalizou Bárbara.