O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste do Arquipélago do Marajó, referência na oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade no interior do Pará, mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável, promovendo ações e projetos voltados à preservação ambiental e ao gerenciamento adequado de resíduos.
O Hospital participa do Projeto “Guardião Azul”, campanha nacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) que incentiva práticas de sustentabilidade na área da saúde. Como resultado desse compromisso, o HRPM já implementou várias medidas, como redução do consumo de energia, substituição de copos descartáveis e instalação de pontos de coleta para pilhas, baterias e medicamentos vencidos, além de promover visitas guiadas à horta para a comunidade e crianças internadas. A unidade também leva a experiência da horta hospitalar às escolas, ampliando o alcance da conscientização ambiental.
Com essas ações, o HRPM conquistou 68 pontos e garantiu o 4º lugar na primeira fase da corrida ambiental do Projeto “Guardião Azul”. O Hospital também aderiu neste mês ao Projeto “Pequenos Guardiões”, desenvolvido pela SIA Ambiental, empresa responsável pela consultoria do INDSH nessa área.
Estímulo- O Projeto “Pequenos Guardiões” promove a interação entre o Hospital, a comunidade e as escolas, levando orientações sobre preservação ambiental, responsabilidade social e saúde. Além de conscientizar as crianças, a iniciativa também estimula o recolhimento de materiais recicláveis, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.
Nesta semana, o HRPM realizou uma ação educativa e sustentável voltada às crianças. A iniciativa foi conduzida pela Comissão de Sustentabilidade (CS) da unidade, e abordou, de forma lúdica, a importância da preservação ambiental com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Rafos, localizada em um bairro da periferia de Breves.
"É muito importante a parceria com as escolas do município, principalmente pela questão do desenvolvimento da educação ambiental. Essa ação trouxe novas perspectivas para o engajamento de outras ações relacionadas à sustentabilidade. A dinâmica foi bem apresentada pela Comissão de Sustentabilidade para crianças e professores, o que gerou um impacto muito positivo”, destacou Renata Feio, membro da CS do Regional do Marajó.
Ainda neste mês, a Comissão de Sustentabilidade do HRPM promoverá outras ações semelhantes.
Aprovação- Para Daniele Gonçalves Pinto, 36 anos, “a ação traz informação sobre os cuidados com o meio ambiente e desenvolve a conscientização ambiental. É essencial para a vida. Precisamos ter esse cuidado com a natureza para respirar um ar melhor, para um convívio melhor. O cuidado com o ambiente é fundamental. Essa ação deve ser valorizada. É ótimo saber que o HRPM trabalha essas ações na comunidade”, disse a coordenadora pedagógica.
O HRPM possui a maior horta isenta de agrotóxicos da rede hospitalar pública do Estado, com uma área de 180 metros quadrados (m²), que inclui cultivo hidropônico – técnica sem uso de solo, baseada em solução nutritiva. O projeto conta com um sistema de compostagem de resíduos orgânicos, e promove oficinas para funcionários, pacientes e acompanhantes, incentivando o cultivo doméstico de hortaliças como alternativa sustentável e geradora de renda. O compromisso da unidadecom a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental já gerou impactos positivos, incentivando a criação de hortas domiciliares, comunitárias e escolares.
O "Projeto Horta Hospitalar" conquistou reconhecimento nacional ao receber o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente", concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que valoriza iniciativas socioambientais em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
Certificações- Além desse prêmio, o HRPM renovou a certificação nacional "Green Kitchen" pelo sétimo ano consecutivo. Concedida pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), a certificação reconhece instituições que adotam práticas sustentáveis na produção de refeições nutritivas, sem aditivos químicos e com respeito ao meio ambiente.
A equipe multiprofissional do HRPM mantém a conquista do Selo Ouro, concedido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/SP, desde 2012. O selo é o mais alto nível de reconhecimento do Programa, concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O HRPM aderiu, ainda, às novas fontes energéticas, recebendo a certificação internacional Renewable Energy Certificate I-REC (de energia renovável), que atesta a origem da energia limpa, também conhecida como energia verde. A inovação tecnológica e sustentável já garantiu redução de gastos com energia superior a 30%.
Serviço:O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade, que dispõe de assistência de média e alta complexidade, fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM