Para garantir um lazer tranquilo e seguro a todos que vão aproveitar o primeiro final de semana do mês de julho nas praias e balneários do Pará, o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), em parceria com órgãos federais e municipais, está intensificado as ações de prevenção e segurança nas estradas e em 50 localidades paraenses, no âmbito da Operação Verão 2025, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
“Nós estamos intensificando as ações da Operação Verão, que iniciou desde o dia 28 de junho, sabendo que a expectativa é do aumento do número de veranistas nas praias e balneários a partir desse primeiro final de semana de julho. Portanto, estamos com ações em todas as regiões do Pará, e claro com uma atenção redobrada para destinos que têm a maior concentração de pessoas, a fim de coibir qualquer ato de criminalidade, manter a ordem e paz social das famílias paraenses”, explicou Ualame Machado, secretário de segurança pública e defesa social.
Saída e entrada de Belém
Com o aumento do fluxo na entrada e saída da capital paraense, nesta sexta-feira (4), agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), juntamente com o Batalhão de Polícia Rodoviária da PMPA, Guardas Municipais e órgãos de trânsito municipais, junto à Polícia Rodoviária Federal, estão reforçando as ações, a fim de garantir maior segurança aos condutores de veículos e pedestres nas vias, ordenamento do fluxo e para coibir ilícitos no trânsito.
O universitário, Pedro Henrique Souza, vai aproveitar o final de semana com a família em Salinópolis e resolveu pegar a estrada na manhã desta sexta-feira, para evitar o engarrafamento. “Vamos aproveitar o final de semana em Salinas e nos organizamos para sair de Belém logo cedo, porque geralmente a maioria das pessoas se desloca no final do dia e o engarrafamento é maior. E para gente que vai aproveitar o lazer com a família e amigos, é muito importante ver que desde a saída de Belém tem fiscalização, os agentes orientando os motoristas para que tudo possa ser tranquilo e possamos seguir com segurança até o destino”, disse o estudante.
Mais ações
Entre as ações que já estão sendo efetuadas estão a “Lei Seca” que garante a fiscalização e orientação do trânsito nas vias das praias e balneários, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito e a condução de veículos com uso de bebida alcoólica.
O Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil também estão presentes nas praias e balneários durante todo o dia com orientações sobre as tábuas de maré, atendimentos pré-hospitalares e ainda mantêm equipes de salvamento e resgate.
Centro Integrado de Comando e Controle
As Bases do Centro Integrado de Comando e Controle instaladas na Praia do Atalaia ao lado do atalho da Sofia e, em Mosqueiro, no final da avenida 16 de novembro com a avenida Beira Mar, funcionam 24h, com pontos focais dos órgãos de segurança para o monitoramento, em tempo real, das imagens das câmeras de segurança, e atendimento da população, caso necessário.
Operação Verão 2025
Uma das maiores operações do Sistema de Segurança, a Operação Verão teve início no dia 27 de Junho e segue até 4 de agosto, com a atuação de mais de 9 mil agentes, com reforço em 50 localidades paraenses.
Integram as ações servidores da Segup, Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Seap, além de órgãos estaduais como a Artran, Adepará, Ideflor-Bio, e ainda Guardas Municipais, órgãos municipais e federais de segurança e trânsito e Capitânia dos Portos.