20°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Fundação ParáPaz certifica alunos do curso ‘COP30 Express’, voltado à capacitação profissional inspirada na conferência climática

COP30 é referência para formação intensiva de mão de obra em áreas como atendimento, turismo e sustentabilidade

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
03/07/2025 às 17h24
Fundação ParáPaz certifica alunos do curso ‘COP30 Express’, voltado à capacitação profissional inspirada na conferência climática
Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira (2), a Unidade Profissional e Social da Fundação ParáPaz, em Belém, certificou 36 alunos do curso ‘COP30 Express’, iniciativa voltada à qualificação profissional, consciência ambiental e incentivo ao empreendedorismo. Inspirada na realização da COP30, em novembro, na capital paraense, o curso busca preparar cidadãs e cidadãos para aproveitar as oportunidades que o evento pode gerar no Estado.

O ‘COP30 Express’ é uma versão compacta e intensiva do curso ‘Estratégias para a COP30’, realizado em maio, que formou 45 participantes. Diante do sucesso da primeira edição, a Fundação decidiu ampliar o acesso ao conteúdo com uma nova turma, mantendo os principais eixos temáticos em um formato mais dinâmico, com carga horária de 40 horas. A metodologia combinou aulas teóricas com atividades práticas.

De acordo com o professor Leonardo Gurjão, a edição compacta manteve a qualidade do conteúdo. “Trabalhamos os principais eixos relacionados à COP, com noções de gestão, negócios, hotelaria, turismo e logística. Também tivemos aulas sobre atendimento ao público e oratória, fundamentais para quem vai lidar com visitantes de outros países e Estados. Encerramos com temas como meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e, na prática final, os alunos protagonizaram duas ações: uma feira de empreendedorismo e uma oficina de reciclagem sustentável”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entre os certificados, Silvia Martins, de 43 anos, destacou a conexão entre o conteúdo e sua vivência no setor de turismo. Atualmente desempregada, ela mantém parceria com uma agência local. “Pude compartilhar um pouco da minha experiência com a turma e, ao mesmo tempo, aprender muito. Os temas abordados foram extremamente pertinentes para quem pretende atuar durante a COP30. Com certeza saio mais preparada, com novas ideias e, principalmente, mais motivada”, disse.

Keila Gonçalves, de 50 anos, também celebrou a oportunidade. “Foi importante saber que ainda posso aprender, enriquecer meu currículo e me sentir parte de algo. Os professores foram mais do que mestres, foram amigos. A Fundação ParáPaz está de parabéns por oferecer esse tipo de curso. Espero que venham muitos outros”.

A cerimônia de certificação contou com a presença dos professores Douglas Sarges e Leonardo Gurjão, além da coordenadora da Unidade, Beatriz Lopes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.