A Prefeitura de Belém, por meio de umaação integrada da Defesa Civil Municipal e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), atuou de forma imediata na manhã desta quinta-feira, 3, para prestarsuporte a uma família atingida pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade na noite anterior. A residência, localizada na avenida Gentil Bittencourt, entre as travessas Segunda de Queluz e Teófilo Conduru, no bairro de Canudos, ficou completamente alagada e parte da parede da casa de alvenaria desabou. A situação afetou nove moradores da residência, ninguém se feriu.
O temporal, que começou por volta das 18h da quarta-feira, 2, e avançou pela noite, gerou diversas ocorrências em Belém. Aresposta rápida da gestão municipal garantiu o acolhimento e a remoção segura da famíliapara a casa de parentes. A Defesa Civil disponibilizou umcaminhão para a mudançados móveis e pertences, enquantoequipes da Funpapa iniciaram o atendimento técnico-social para definir os auxílios necessários à reestruturação familiar.
“Hoje, especificamente nessa residência aqui no Canal da Gentil, a Defesa Civil, que esteve ontem fazendo todo o levantamento e vistoria no imóvel, retorna junto com a Funpapa para dar procedimento ao atendimento a essa família, para que ela possa ter o suporte necessário para retomar suas vidas à normalidade, trazendo a estrutura de caminhão para a família fazer a mudança e todo o amparo da Prefeitura de Belém, através do prefeito Igor Normando, que pediu para que a gente acompanhasse de perto essas famílias que estão precisando desse apoio”, afirmou Vitor Magalhães, superintendente da Defesa Civil do Município.
Dona de casa e moradora do local há 40 anos, Maria da Piedade Melo Pinho, de 69 anos, relatou a dor de ver seu lar ser tomado pelas águas. “Eu e o meu esposo lutamos pra construir essa casa e ver essa situação é muito triste. Mas graças a Deus todos da família estão bem. Mas agora vou ter que sair da minha casa porque ela ficou desse jeito”, contou emocionada.
A coordenadora do serviço de calamidade pública e emergência da Funpapa, Lourdes Cunha, destacou quea retirada imediata da família foi necessária por conta do risco às vidas. A equipe iniciou o levantamento das necessidades do grupo familiar e, após o atendimento individualizado, serão definidos os programas e benefícios mais adequados. Entre eles,está prevista a concessão de auxílio-aluguel por até seis meses e a análise de outros auxílios emergenciais.
Vitor Magalhães reforçou ainda a importância de acompanhar os alertas da Defesa Civil divulgados pelo Instagram da Prefeitura. “Hoje (3) estamos em alerta amarelo, com previsão de chuva forte à tarde e à noite”, alertou.
Desde a noite da quarta-feira, a Prefeitura de Belém atua em várias frentes para minimizar os impactos causados pela chuva. A Defesa Civil tem atuado em diferentes áreas da cidade, em parceria com secretarias como Sezel, Seinfra e Funpapa. As ações emergenciais incluem vistorias em imóveis, atendimentos sociais, remoções de famílias em risco, limpeza de canais e orientação preventiva à população.