Quem disse que férias e aprendizado não combinam? Robótica, tecnologia e sustentabilidade agora fazem parte da rotina de férias dos estudantes da rede estadual. A iniciativa é da Secretaria de Educação do Pará (Seduc) e está promovendo dias intensos de ensino prático e inovador no “Circuito Criativo Ciseb – Laboratório de Férias”, realizado no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), localizado na Escola Estadual de Tempo Integral Marechal Cordeiro de Farias, no bairro do Souza, em Belém, neste mês de julho.
Em uma verdadeira imersão no futuro da educação, o Laboratório de Férias é uma oportunidade de descobrir talentos, desenvolver habilidades e explorar o potencial da tecnologia como ferramenta de transformação social e educacional.
O professor do Ciseb, Thiago Miranda, explicou que a iniciativa promove contato com ferramentas importantes e é uma novidade para muitos estudantes da rede. “Esse foi o período que a gente pensou para trazer os alunos que não iam viajar, para que eles pudessem desenvolver atividades junto com a gente. Atividades makers, principalmente, que são atividades mão na massa que eles mesmo produzem protótipos a partir de problemáticas que a gente discute com eles com relação à sustentabilidade, meio ambiente e clima, além de relacionar a parte de robótica, programação, mão na massa".
"Os estudantes vão ficar aqui com a gente no período de duas semanas e em cada um dos dias nós temos atividades diferenciadas, por exemplo, no primeiro dia nós construímos carrinhos movidos a balão, no segundo dia construímos um mini-gerador de energia, movido a manivela, no terceiro dia construímos robôs utilizando o kit de robótica lego”, compartilhou o professor Thiago.
O laboratório acontece três vezes na semana, nos turnos da manhã e tarde, com a participação de 30 estudantes por dia - são 15 por turno. Os alunos percorrem salas temáticas que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico: Maker, Prototipagem e Robótica. As atividades são guiadas por professores especialistas e oferecem uma abordagem prática e envolvente dos conteúdos, indo muito além do que se vê em sala de aula.
“A ação é muito importante para os estudantes e a gente quer que eles levem para a escola e para a vida a questão da sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente, com o clima. Aqui estamos trazendo a discussão do que é lixo e do que é resíduo, que muitas coisas que a gente joga fora a gente pode reutilizar. Eles vão sair daqui com essa mentalidade de não jogar o lixo na rua, de não poluir os mares, oceanos e igarapés e que todo esse material que a gente joga fora, a gente pode construir protótipos e utilizar de forma sustentável para que eles possam construir esses protótipos e levar para a vida deles”, reforçou o professor Thiago Miranda.
Para o estudante Anthony Nascimento, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Anésia, no bairro do Curió-Utinga, participar do Circuito Criativo Ciseb tem sido uma experiência ótima, cheia de novidades. “Eu estou achando legal ter essa experiência com atividades de robótica, fazer um gerador. É a minha primeira vez aqui no Ciseb e eu achei bom, estou descobrindo essas coisas novas, porque antes eu não me interessava muito em robótica, mas agora que eu descobri, eu achei muito legal”, contou o estudante do 7º ano.
Ciseb -O Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica do Pará (Ciseb) integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc. O centro possui ambientes modernos, preparados para a formação contínua de professores, e para o aprendizado de estudantes da rede estadual e municipal, que terão acesso a práticas inovadoras no dia a dia escolar.
Hoje, a rede estadual conta com três unidades do Centro: a primeira está localizada na Escola Estadual de Tempo Integral Marechal Cordeiro de Farias, em Belém. A segunda unidade fica na nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, no distrito de Icoaraci, entregue em abril deste ano; e a terceira fica na Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, no bairro de São Brás, também entregue totalmente reconstruída para a comunidade neste ano de 2025.