“Todo tempo só vivia enchendo aqui, a gente não conseguia nem sair de casa. Com a obra acontecendo aqui, eu espero que melhore de uma vez essa situação”. O desabafo da manicure Damiana Reis, 62, moradora da rua Tachi Preto, traduz a esperança dos moradores da Terra Firme com a chegada de mais uma obra estruturante no bairro.
Na manhã desta quarta-feira, 2, o prefeito de Belém, Igor Normando, esteve no local acompanhando os trabalhos de terraplenagem, calçamento, construção de sarjetas e arborização nas ruas Tachi Preto e Macacauba, que ficam próximas ao Canal da Cipriano Santos. As intervenções fazem parte de um conjunto de obras executadas pelo Governo do Estado do Pará, com a parceria da Prefeitura de Belém.
“Não está sendo feito apenas o asfalto. Está sendo realizada toda a terraplenagem e o calçamento da rua, garantindo que a população tenha mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito. Ele também destacou a ação de arborização que vai transformar o visual da área. “Nós estamos fazendo um grande programa de arborização junto com o Governo do Estado e com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Essas ruas também vão ganhar árvores, cor e mais vida”.
As obras beneficiam diretamente os moradores das duas vias, localizadas próximas ao canal da Cipriano Santos, entregue no dia 18 de maio . Valdiney Gomes, 41, morador da rua Macacauba há 16 anos, comemora o avanço. “Antes a situação aqui era precária. E tô vendo que essa obra contempla até serviço de calçada. Isso é muito bom pra gente e toda mobilidade”.
Viviane Carneiro, dona de casa de 49 anos e também moradora da Macacauba, lembra que os alagamentos eram constantes. “O transtorno aqui na rua era o alagamento, e com essa obra eu sei que vai melhorar e solucionar a situação”, disse.
OCanal Cipriano Santos, que passa pelos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco, vem recebendo obras de macrodrenagem e infraestrutura por parte do Governo do Pará. Com mais de R$ 112 milhões investidos, o projeto inclui a retificação de 1.114 metros do canal, asfaltamento, redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem, além da construção de pontes, passarelas e urbanização viária.