A prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), reuniu, na manhã desta quarta-feira (2), na sede da Codem, com oschefes de cozinhade Belém que representarão a cidade noEncontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que ocorrerá em Macau, naChina, entre os dias 14 e 19 deste mês, a convite do governo chinês. No encontro, os chefes e a equipe da prefeitura fecharam os últimos detalhes relativos à viagem, cujo objetivo é promover ointercâmbio e o turismoentre asCidades Criativas da Gastronomia da Unesco,grupo do qual Belém faz parte desde 2015.
Os chefes de Belém selecionados para o evento são Bethânia Bressanim (restaurante Tarubá); Esther Weyl (Celeste Restaurante); Ângela Sicília (Famiglia Sicília) – que vão participar doFórum Internacional da Gastronomia– e Raul Moreira, que vai participar de uma outra parte do evento, intitulado deCozinha Show. Durante o encontro, também haverá espaço para debates sobre temas como governança inclusiva; educação criativa e consciência cultural; agricultura moderna e sistemas alimentares resilientes ao clima; inovação digital para a sustentabilidade, entre outros.
“Esse evento de Macau é voltado para todas as cidades criativas do mundo. Belém, como uma cidade criativa, foi convidada a participar. E a Codem vai estar lá,representando o nosso município.E também três chefes, três restaurantes, e mais um chefe que vai estar fazendo a ‘cozinha show’ durante o evento. É muito importante a nossa participação porque isso faz parte do nosso relatório junto à Unesco para nossamanutenção como Cidade Criativa da Gastronomia.Então, participar desses eventos é uma maneira da gente se fazer presente e compartilhar nossa gastronomia com todas as outras pessoas e todos os outros países que estão envolvidos nessa atividade diretamente. A gente leva os chefes, os nossosingredientes amazônicos, cozinha diretamente lá no local junto com os ingredientes da cidade que está recebendo o evento e faz, assim, umintercâmbio gastronômico e cultural também”, frisou a presidente da Codem, Mariel Mello.
Para a presidente da Codem, ter oselo de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unescotraz para Belém um diferencial no Brasil e no mundo. “Quanto mais visibilidade a gente consegue dar para o selo, a gente também valoriza a nossa cidade, não só enquanto potencial gastronômico, mas para o nosso município de maneira geral”, completou.
A chefe Ângela Sicília participa deeventos gastronômicosem Belém pelo menos desde 2015 e acompanhou de perto o processo de recebimento do selo de Cidade Criativa da Gastronomia. “Precisamos impulsionar cada vez mais a gastronomia paraense, participando de eventos como esse, pois isso é fundamental para o município, para a gastronomia e para todos nós”, destacou.
Gastronomia belenense é destaque com mistura de culturas e sabores