21°C 32°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Em rara aparição, gato-mourisco é flagrado em área de preservação da Usina Belo Monte

Câmeras de monitoramento registraram o animal ameaçado de extinção; presença da espécie demonstra saúde ambiental na região do entorno da hidrelétrica

Redação
Por: Redação
29/03/2025 às 07h17
Em rara aparição, gato-mourisco é flagrado em área de preservação da Usina Belo Monte

Um gato-mourisco foi avistado em área próxima à Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA). O felino, atualmente considerado vulnerável à extinção pelo Ministério do Meio Ambiente, foi flagrado por câmeras de monitoramento da hidrelétrica enquanto passeava calmamente pela região.

A aparição é considerada rara, já que o felino é arisco e altamente ameaçado por ações do homem, como desmatamento, queimadas e caça predatória.

“Ficamos entusiasmados em observar algumas espécies ameaçadas nas áreas de preservação ambiental da usina, pois isso comprova que estão tendo suas necessidades de vida atendidas, como alimento, água e a floresta em pé. É um indicador de que o ecossistema da região está saudável”, avalia Roberto Silva, gerente dos meios físico e biótico da Norte Energia, concessionária da hidrelétrica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Belo Monte é cercada por uma Área de Preservação Permanente (APP) que corresponde a 26 mil hectares, equivalente a cerca de 25 mil campos de futebol. A presença de animais raros como a onça parda, a onça pintada, a jaguatirica e as ariranhas nas áreas monitoradas pela hidrelétrica representa um importante bioindicador da saúde dos ecossistemas florestais e hídricos.

Desde 2012, durante a etapa de implantação da usina, a companhia faz o monitoramento de fauna da área do empreendimento que, até o momento, registrou 825 espécies, em 24 campanhas de campo para monitorar anfíbios, répteis, aves e mamíferos de médio e grande porte e morcegos.

O gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) ou gato-preto é um animal de hábitos diurnos, frequentemente confundido com a onça-preta ou o puma. Quando adulto, pode alcançar o dobro do tamanho de um gato doméstico, com 77 centímetros e pesar de 3 a 7 quilos.

O animal normalmente se alimenta de presas de pequeno porte como aves, répteis, roedores e pequenos mamíferos. Sua distribuição se estende da Argentina ao México, estando presente em uma variedade de habitats, incluindo as florestas tropicais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.