Com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém, cada vez mais próxima, as comitivas e representações de diferentes países começam a buscar mais informações e tentar entennder do que precisarão durante o evento, que ocorrerá em novembro.
Os embaixadores decinco países africanos, no entanto, fizeram diferente e resolveram vir à capital da Amazônia para entender, em primeira mão, tudo o que suas comitivas necessitarão durante o evento. Estiveram na cidade os embaixadores daÁfrica do Sul, Botsuana, Cabo Verde, Camarões e Egito,durante esta semana.
E, nesta sexta-feira (28), eles visitaram a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), no Memorial dos Povos, onde tiveram uma conversa com a titular da pasta,Cilene Sabino, e com o Secretário Extraordinário para Assuntos da COP 30,André Godinho.
Os secretários, em conjunto com uma comitiva do Ministério do Turismo do Governo Federal, tiraram as dúvidas dos embaixadores sobre o evento, deram orientações sobre a cidade e reduziram preocupações relacionadas a hospedagem e trânsito durante o período da conferência.
"As pessoas chegam ávidas por informações e todo o tipo de dúvida surge. Então essas reuniões são fundamentais para trazer clareza e para que eles se sintam seguros e impulsionados a participar do maior evento que estamos organizando, que vai ser a COP 30.Ouvimos aqui testemunhos de quem esteve aqui há sete meses e vê que houve uma grande transformação na cidade. Isso nos conforta, sabermos que estamos indo no caminho certo e que precisamos estar motivados nesse processo de prosseguir com a transformação e o melhoramento para melhor receber todas as pessoas que vão chegar", explicou a secretária Cilene Sabino, logo após a reunião.
O secretário André Godinho, por sua vez, acredita que as visitas são importantes para mostrar aos visitantes que a cidade está pronta para receber o evento. "Eles acompanham e se surpreendem com a evolução das obras, com a evolução da preparação da cidade. E que a gente está pronto para receber todo mundo, e vamos ter condições de receber todo mundo, para essa que vai ser, sem sombra de dúvidas, a melhor COP de todos os tempos. E o mundo vai poder enxergar Belém e enxergar a Amazônia de dentro da Amazônia, de uma cidade que existem problemas, inclusive climáticos, a serem enfrentados, e que estamos prontos para receber todo mundo".
Por fim, a embaixadora de Botsuana, Benetia Chingapane, se mostrou muito feliz com a evolução da cidade para receber as comitivas. "Antes de vir [para a COP], queríamos ter uma noção do que teríamos disponível em Belém, os hotéis, os espaços em que a conferência vai acontecer, e sentir espaço, porque muitos de nós nunca estivemos em Belém, e a COP 30 é um evento muito grande e que trará muitos chefes de Estado".
"Até agora,o progresso, em comparação com o ano passado, é encorajador. Temos esperanças de que as obras vão cumprir o prazo. E uma coisa que eu adorei é que os espaços construídos para a COP não serão temporários. É algo que vai ser usado após a conferência, e eu acho que [o Parque da Cidade] será uma grande atração turística, que tornará Belém mais atrativa para visitar, e também vai ser um espaço para a comunidade de Belém! Para mim, é um grande investimento", continuou a embaixadora.