Emanuele Sofia, de 9 anos, aluna do 3º ano da Escola Municipal Pedro Demo, em Outeiro, estava um pouco ansiosa para a apresentação, mas quando chegou a hora, deixou o nervosismo de lado e explicou apesquisa sobre reciclagem de papel para evitar a contaminação da água. Explico tudo ao público da programação de culminância doMês da Água, realizada na escola nesta sexta-feira (28).
“Eu estudei e pesquisei a semana toda e o professor tirou as nossas dúvidas", disse Emanuele, durante a apresentação na programação escolar.
Na escola Pedro Demo, umtema ligado ao meio ambiente é escolhido a cada mês do ano para ser desenvolvido em pesquisas entre as turmas. No mês de março, o assunto foi “Água”, em alusão ao Dia Internacional da Água, comemorado no dia 22.
Com umaabordagem interdisciplinar, estudantes apresentaram os resultados de várias pesquisas sobre o tema como água na agricultura, reciclagem para não poluir, ciclos da água na natureza, preservação dos rios para a garantia da vida animal e ainda puderam ver e ouvir poesias sobre a importância da água.
“Desde o início do ano a escola vem desenvolvendo o projeto que trabalha omeio ambiente e a sustentabilidade, com a atenção voltada para a COP 30. O resultado desse trabalho tem trazido muita alegria para a escola. É um esforço conjunto que abrange alunos, professores, coordenadores, técnicos e manipuladores de alimentos”, explicou Sandra Silva, diretora da Escola Pedro Demo.
No mês de abril a escola vai trabalhar com o tema do lixo, abrangendo desde a produção de resíduos até a reciclagem.
Texto: Luís Miranda