22°C 30°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Ideflor-Bio realiza palestra em escola pública de Monte Alegre sobre a importância das Unidades de Conservação

Evento destacou o funcionamento das UCs para os estudantes, em alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado no último dia 21 de março

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
25/03/2025 às 20h32
Ideflor-Bio realiza palestra em escola pública de Monte Alegre sobre a importância das Unidades de Conservação
Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio das Gerências da Região Administrativa da Calha Norte I e III (GRCNI/GRCNIII), realizou uma palestra para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Carim Melém, em Monte Alegre, região oeste paraense, sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs).

A programação foi realizada em alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado no último dia 21 de março. A data destaca o papel crucial que esses espaços têm para o equilíbrio de ecossistemas e a manutenção da fauna e da flora.

De acordo com o titular da GRCNI, Jorge Braga, que é o responsável pelo Parque Estadual Monte Alegre e Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, essa ação colabora com a formação de crianças comprometidas com o meio ambiente. "Atividades como essa são importantes para instigar a curiosidade das crianças e fomentar um entendimento mais profundo sobre a importância das unidades de conservação", destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Preservação -Já o titular da GRCNIII, Neto Vasconcelos, que é responsável pela Estação Ecológica (Esec) Grão-Pará e Reserva Biológica (Rebio) Maicuru, ressalta que as Unidades de Conservação auxiliam na preservação das florestas e da fauna associada, além de disponibilizar um local para estudos e para ampliar conhecimento.

“Elas ajudam a preservar ecossistemas, promover a pesquisa científica e garantir que práticas de uso sustentável possam ser implementadas. Além disso, as UCs proporcionam espaços para educação ambiental e turismo sustentável, contribuindo para a valorização e proteção das florestas e de sua rica diversidade biológica”, pontuou o gerente.

Vale lembrar que o Ideflor-Bio é responsável por 29 UCs estaduais, que totalizam mais de 21 milhões de hectares protegidas sob a gestão do Estado. Esses territórios estão divididos em áreas de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Cada categoria possui seu tipo de regramento, bem como atividades específicas, sendo algumas com vocação para o ecoturismo, o manejo florestal e proteção da biodiversidade.

Texto: Sinval Farias (Ascom/Ideflor-Bio)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.