Amodernização do setor públicoé essencial para atender às demandas contemporâneas. Em uma metrópole comoBelém, a incorporação de novas tecnologias, especialmente na engenharia,pode otimizar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.
Nesse contexto, aPrefeitura de Belémpromoveu mudanças nas atribuições da antiga Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), agora denominadaSecretaria de Zeladoria e Conservação Urbana(Sezel). A reestruturação tem comoobjetivo aprimorar a gestão dos equipamentos públicos, garantir maior segurança ambiental e fortalecer a manutenção de logradouros já entregues à população. Opróximo passo é modernizar as frentes de trabalho, adotando tecnologias inovadoras e formas mais eficientes de utilizar os recursos públicos.
Segundo Thayta Martins, titular da Sezel, desde o início da atual gestão, umgrupo técnico foi criado para pesquisar e implementar novas tecnologias e equipamentos. “A Secretaria conta com uma equipe dedicada à pesquisa de inovações. Além disso, participamos de eventos especializados no setor de pavimentação e promovemos intercâmbios com outras secretarias estaduais para identificar soluções eficazes”, explica.
Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre novas tecnologias parapavimentação e asfaltamento, a Sezel marcou presença no Paving Day, no Clube de Engenharia, no bairro de Nazaré, evento realizado em Belém na quinta-feira (13). A iniciativa, promovida por uma empresa paraense especializada em máquinas pesadas, apresentou novas técnicas, equipamentos e práticas modernas para a execução de serviços de pavimentação asfáltica.
Para Lucas Nóbrega, diretor da empresa organizadora,a modernização dos processos impacta diretamente na eficiência das obras. “O uso de novas tecnologias aumenta a produtividade e reduz o tempo de execução, o que, consequentemente, diminui a necessidade de grandes investimentos financeiros. Esse é um benefício tanto para a administração pública quanto para a população”, destaca.
A secretária Thayta Martins reforçaa importância da atualização tecnológica diante do orçamento limitado herdado pela atual gestão. “A participação da Sezel nesse tipo de evento é fundamental para encontrar soluções mais eficientes e econômicas, especialmente no atendimento à demanda por serviços de tapa-buracos em Belém. Além disso, essas iniciativas possibilitam a capacitação contínua dos nossos servidores”, afirma.
Além das melhorias na pavimentação, a Secretaria-Executiva de Manutenção Urbana da Sezeltem realizado estudos topográficos no centro da cidade para analisar os impactos das chuvas e da maré alta. A proposta é viabilizar a abertura de novos poços de visita para facilitar o escoamento da água e evitar alagamentos, contribuindo assim para a conservação do asfalto. “Temos acompanhado inovações e novos equipamentos que certamente serão incorporados para garantir um serviço de qualidade à população”, ressalta Miguel Rodrigues, secretário-executivo de Manutenção Urbana da Sezel.
Durante o evento, os gestores da Sezel também receberam informações sobre espessura do pavimento, compactação de solo, usinas de asfalto e mobile operation, reforçando o compromisso da pasta com a modernização dos serviços de infraestrutura urbana em Belém.
A demanda por asfaltamento por parte da Sezel é grande. Desde o dia 10 de fevereiro, quando houve a reforma administrativa da Prefeitura e a pasta assumiu as atribuições do Tapa-Buracos, aSezel usou até 10 de março cerca de 1 mil toneladas de asfalto para a operação. Isso equivale a64 quilômetrosde vias consertadas na capital. O valor do investimento foi de cerca deR$ 1,2 milhões.