No que depender do público, o resgate do Carnaval de Mosqueiro está mais do que aprovado. Centenas de pessoas lotaram as arquibancadas e toda a extensão do corredor da folia montados para o desfile das Escolas de Samba da ilha realizado na noite deste domingo (3). E a multidão permaneceu até a madrugada desta segunda-feira (4), cantando, dançando, aplaudindo e incentivando os brincantes, especialmente, as baterias com ritmos que não deixaram ninguém parado. E a folia continua nesta segunda e terça como os arrastões dos blocos.
Entre são destaques na programação desta segunda e terça estão os blocos Recordar Mosqueiro, Angel e Amigos do Urso. Tem, ainda, o retorno do trio elétrico na orla da praia do Farol, com a promessa de arrastar milhares de foliões que escolheram a ilha para aproveitar o Carnaval promovido pela Prefeitura de Belém.
A festa em Mosqueiro consolida a tradição carnavalesca do distrito, tanto com as escolas de samba que há décadas realizam desfiles para homenagear a cultura, a história e as belezas naturais da ilha, como com os blocos e o trio elétrico resgatado pela gestão municipal este ano.
Abertura dos desfiles
A programação em Mosqueiro abriu oficialmente a maratona de desfiles e concursos das Escolas de Samba de Belém e distritos, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, subprefeituras de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro e uma rede integrada de órgãos de segurança, saúde, cidadania, acessibilidade, diversidade, judiciário e Defesa Civil de Belém.
As escolas de samba Peles Vermelha e Universidade do Samba Piratas da Ilha desfilaram em grupo único no carnaval do distrito.
Escola Peles Vermelha resgata Carnaval da micareta e trios elétricos
A primeira a entrar no corredor do samba foi a Peles Vermelha com enredo assinado pela carnavalesca Joana Denholm, em uma releitura dos carnavais da ilha nas décadas de 1980 a 1990, com trios elétricos e micaretas que arrastavam multidões entre as praias do Murubira e Farol. Com refrão fácil, o samba caiu no gosto do público e escola saiu ovacionada da avenida.
O desfile trouxe para avenida duas alegorias, quatro alas, entre as quais as tradicionais baianas e um jovem casal de mestre-sala e porta-bandeira muito aplaudido pelo público. A comissão de frente trouxe o elemento dancing. Teve também as alas das baianas, dos índios Tupinambá e uma ala representando a “pipoca”, turma conhecida por seguir o trio elétrico fora da cordinha e sem os abadás.
“Entregamos um desfile simples, com releitura de carnavais de Mosqueiro dos trios e micaretas e, que, agora, graças a nova gestão com o prefeito Igor Normando, está de volta em Mosqueiro e isso é muito bom pra nossa cultura, nossa economia e nossos turismo”, avaliou o diretor da Escola Peles Vermelha, Leirson Azevedo, que é professor de história da rede estadual de ensino de Mosqueiro. “Estamos muito felizes de contar com o apoio da Prefeitura de Belém, em mais um carnaval”, completou. A escola Peles Vermelha é uma das agremiações mais antigas de Mosqueiro, fundada há mais de cinco décadas.
Piratas da Ilha e sua bateria “Tsumani” arrastam multidão em desfile que marca Jubileu de Ouro
A Universidade do Samba Piratas da Ilha fechou a noite de desfile de grupo único de Mosqueiro levantando a multidão ao som da bateria “Tsunami”, com o enredo, “Uma Odisseia Pirateana Rumo ao Jubileu de Ouro”, assinado pelo carnavalesco Márcio Alcântara. Centenas de brincantes se apresentaram em sete alas, que recontaram a história de 50 anos da agremiação. “Entregamos esse carnaval com ideia de festejar nossos 50 anos de samba e, também, destacando a natureza e a proteção do meio ambiente, já que estamos em ano de COP 30, que será realizada em Belém. E, nosso dever está cumprido”, disse o presidente Lauro Pantoja, que desfilou à frente da escola, acompanhado de sua diretoria, que também agradeceu o apoio da Prefeitura de Belém à cultura local.
O desfile também levou para avenida uma alegoria que destacou o respeito à diversidade sexual. “No carro estão mulheres trans, que representam o respeito que a Prefeitura de Belém está disponibilizando por meio de políticas públicas destinadas as nossas mulheres”, disse Mellannie Marques, ativista e uma das organizadoras da Parada do Orgulho GLBTQIA+ de Mosqueiro.
Rainha do Carnaval se emociona ao desfilar no corredor da folia
“Estou muito feliz e emocionada de estar participando pela primeira vez do Carnaval e de estar representando as mulheres de Mosqueiro”, declarou a estudante Geovana Demitria, de 17 anos, aluna da Escola Honorato de Filgueira que se disse muito “honrada” com a missão. “Sou nativa de Mosqueiro e moro até hoje aqui com minha família e está sendo tudo maravilhoso”, destacou a adolescente escolhida Rainha do Carnaval da ilha, após desfilar abrindo oficialmente a programação de Carnaval de Mosqueiro.
A família da contadora Bruna Pereira acompanhava a festa com muita animação. “Nós estamos desde cedo na folia aqui em Mosqueiro, que é tudo de bom! A Prefeitura de Belém está de parabéns pela organização, segurança e as escolas de samba que fizeram desfiles incríveis”, comemorou Bruna, acompanhada por familiares e amigos. “A gente se diverte muito e, desde cedo, se organiza, compra fantasias para estar aqui, acompanhando e aproveitando as delícias do carnaval”, completou.
Tranquilidade e segurança
Segundo o subprefeito de Mosqueiro, coronel da Polícia Militar Renato Brandão, nenhum incidente grave foi registrado até as primeiras horas da madrugada, desta segunda-feira, quando encerraram os desfiles na praça da Vila.
“Estamos protagonizando um carnaval memorável, grandioso, um dos maiores dos últimos anos e, graças às forças de segurança, está tudo dentro da normalidade com muita festa e animação”, assegurou. O coordenador da Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa, também esteve em Mosqueiro, acompanhando a programação. “Está tudo tranquilo e sem registros de incidentes com brincantes”, destacou.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), organizadora dos eventos oficiais do Carnaval 2025, acompanhou os desfiles deste domingo. O diretor de Ações Culturais, Anderson Reis, representou a secretária Cilene Sabino.
Para conforto e segurança do público, a Prefeitura de Belém disponibilizou arquibancada, dois palanques, de guarda-corpos, além de sistemas de som e iluminação pela avenida Nossa Senhora Ó, o tradicional corredor da folia de Mosqueiro.