22°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Cooperação entre União, Estados e Municípios para fortalecimento da integridade é destaque em seminário na PGE-AM

Evento contou com palestra do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
21/02/2025 às 16h49
Cooperação entre União, Estados e Municípios para fortalecimento da integridade é destaque em seminário na PGE-AM
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Com o tema “Integridade em foco: Desafios e perspectivas do combate à corrupção em 2025”, a Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM) realizou, nesta sexta-feira (21/02), seminário em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A programação, oficialmente aberta pelo procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu autoridades no auditório da PGE-AM.

“A PGE hoje recebe, com muita honra e carinho, o Ministro da Controladoria-Geral da União, para um evento específico sobre integridade e combate à corrupção com temas extremamente atuais, modernos, visando que a gente tenha um maior controle do gasto público e não apenas isso, uma maior qualidade do gasto público brasileiro, especificamente no Amazonas”, observou Giordano Bruno Costa da Cruz.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Alex Pazuello/Secom

Continua após a publicidade
Anúncio

Participaram do seminário o ministro e controlador da CGU, Vinícius Marques de Carvalho; o Secretário Federal de Controle Interno da CGU, Ronald Balbe; o controlador-geral do Amazonas, Jeibson Justiniano; a procuradora do Estado Heloysa Simonetti Teixeira; o promotor de Justiça Antônio José Mancilha, representando a Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Leda Mara Albuquerque; além de procuradores e secretários de Estado. O mediador do seminário foi o advogado Jerry Dias.

Fortalecimento da integridade

O primeiro palestrante, ministro Vinícius Marques de Carvalho, destacou a importância da cooperação entre as esferas Federal, Estadual e Municipal no combate à corrupção e fortalecimento da integridade na execução de políticas públicas.

“Não se faz combate à corrupção no Brasil sem uma integração com os nossos parceiros nos estados e nos municípios. Estamos aqui, aqui trabalhando junto com a Procuradoria e a Controladoria do Estado, com a superintendência da CGU no Amazonas, em conjunto, para que a gente possa oferecer à população brasileira um estado mais íntegro, em que as pessoas possam confiar nas políticas públicas”, detalhou Vinícius Marques.

De acordo com o ministro, a comitiva da CGU seguiu para os municípios de Coari e Boa Vista do Ramos (a 363 e 271 quilômetros de Manaus, respectivamente), para auditar políticas públicas implementadas nas cidades.

No seminário, Vinícius Marques levou ao debate, ainda, o Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, o papel da CGU na fiscalização e controle dos recursos públicos; e os principais desafios e perspectivas no combate à corrupção.

Programação

O Secretário Federal de Controle Interno, Ronald Balbe, ministrou palestra sobre integração entre os órgãos de controle, efetividade das auditorias e fiscalizações, e os principais projetos e desafios do controle interno.

O tema abordado pelo controlador-geral do Amazonas, Jeibson Justiniano, foi gestão eficiente e prestação de contas, principais desafios e estratégias no controle estadual, implementação de políticas públicas e integridade administrativa.

A programação contou, ainda, com palestra sobre o papel das Procuradorias Gerais no desenvolvimento de ações de integridade no setor público, ministrada pela procuradora do Amazonas e Diretora da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) da PGE-AM, Heloysa Simonetti Teixeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.