A construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, no município de Marabá, Região de Integração Carajás, entra na fase final. A previsão é que a obra seja entregue na segunda quinzena de dezembro, conforme o cronograma. A nova ponte, que interliga os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, terá um impacto significativo na mobilidade urbana, reduzindo congestionamentos na Rodovia BR-230 (Transamazônica ) e facilitando o fluxo de pessoas e mercadorias na região.
Com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, a ponte conta com faixas de passeio de 1,85 m em ambos os lados. A parte estaiada da estrutura abrange 240 metros, marcando o diferencial arquitetônico e funcional da obra. O projeto é resultado de um convênio entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá, com um investimento total de R$ 109 milhões, sendo R$ 50 milhões provenientes do governo estadual.
Mobilidade e economia - A nova ponte atenderá a uma frota superior a 157 mil veículos, conforme levantamento recente do Ministério dos Transportes, beneficiando automóveis, caminhões, motocicletas e outros meios de transporte. A obra também reduzirá custos e tempo de deslocamento, gerando impactos positivos na logística e economia regional.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, destacou a relevância do projeto: "Estamos na etapa final da construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, uma obra que representa um divisor de águas para a mobilidade e a integração em Marabá. Com 524 metros de extensão, ela vai conectar os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogar o trânsito na Transamazônica e trazer mais agilidade e segurança para quem trafega pela região. Esse é mais um exemplo do compromisso do governo estadual em investir em infraestrutura que transforma vidas e fortalece a economia local", reiterou o titular da Seinfra.