21°C 32°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Fundação Cultural do Pará recebe mostra fotográfica Resistência Negra EJAI Médio Campo

Por Aycha Nunes (FCP)06/11/2024 08h10Em alusão ao mês da consciência negra, a Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe a exposição fotográfica “Resis...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
06/11/2024 às 08h55
Fundação Cultural do Pará recebe mostra fotográfica Resistência Negra EJAI Médio Campo
Crédito: Arthur Andrade / Ascom FCP

Em alusão ao mês da consciência negra, a Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe a exposição fotográfica “Resistência Negra EJAI Médio Campo”. O evento de abertura aconteceu, na tarde da terça-feira, 5, no Hall do 3º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, onde a mostra vai ficar até 29 de novembro.

A exposição é uma exibição de fotografias feitas pelo fotojornalista Luís Miranda, juntamente com os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Estadual Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará. A curadoria da exposição é realizada por Nice Miranda, professora que coordena o projeto.

Nice Miranda, curadora da exposição explica a temática dizendo que “a prática pedagógica que foi desenvolvida aqui, culminou na exposição. Ela foi escrita no 9° Prêmio Educar para a equidade racial e de gênero, que tinha 3 mil inscrições, nas quais 32 foram finalistas e 16 premiados”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O “Resistência Negra na EJAI Médio Campo” foi uma das propostas premiadas na categoria “Prática Pedagógica 2024”, sendo a única do Pará. A exposição é composta por 20 telas, acompanhadas de legendas que explicam as histórias individuais de cada retrato.

O fotojornalista, Luís Miranda, que conduziu os trabalhos, elogiou a participação colaborativa dos estudantesO fotojornalista, Luís Miranda fala sobre as intenção com as fotografias, explicando que “Todos os alunos do EJAI foram colaborativos com as fotos, se produziram bastante com elementos que os representava e a ideia do projeto era traduzirmos essas pessoas, seu dia a dia e resistência para uma linguagem fotográfica. Para além dos alunos, o ambiente onde as fotos foram capturadas é muito favorável, com bastante vegetação. Algumas imagens foram feitas dentro da escola e outras na casa dos alunos. De mil fotos que tínhamos para mostrar, aqui estão expostas 20 delas”, detalhou.

A exposição vai até o dia 29 e durante o percurso da exposição, recebe outros momentos de interação, no dia 19 e no dia 21, vão ocorrer os bate-papos, onde “a gente está aqui com uma imensa alegria de trazer os estudantes, da turma da educação do campo que participaram desse ensaio fotográfico, para que possam visualizar a exposição e também”, convidou Nice Miranda.

Serviço da visitação
Período: até 29/11
Horário: 9h às 18h
Local: Hall do 3º andar na Biblioteca Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
aberto ao público

Texto de Arthur Andrade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários