Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
O Governo do Amazonas aderiu, nesta terça-feira (05/11), a Operação Integrada Nacional de Combate às Violências contra Criança e Adolescente. Intitulada ‘Operação Hagnos’, a ação visa a prevenção e promoção dos direitos infantojuvenis na capital e no interior do estado. Iranduba (distante 27 quilômetros da capital) foi o primeiro município a ser contemplado.
Executada pelas secretarias de estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com demais órgãos da rede de proteção, a Operação pretende reduzir os índices de violência infantil nacionais, com a atuação integrada no país.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
Neste primeiro momento, foram mais de 300 crianças e adolescentes da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva alcançadas pela campanha que trata do combate aos tipos de violência, compreensão sobre a infância e os aspectos físicos e psicossociais envolvidos.
Segundo a secretária executiva adjunta da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), Andreza Souza, a Sejusc irá atuar de forma preventiva na operação, com ações de promoção e defesa dos direitos infantojuvenis na capital e no interior.
“É preciso proteger as crianças e todos os dias combater essa violência, para que elas tenham seus direitos garantidos, uma infância segura. A Sejusc irá às escolas com palestras de prevenção e conscientizá-las sobre o que é um ato de violência, pois muitas não tem noção que estão sendo violentadas”, enfatizou.
Ao todo, os municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Careiro, Careiro da Várzea, Autazes e Novo Airão serão contemplados com as atividades até o fim de novembro.
Mín. 22° Máx. 33°