A ponte sobre o Rio Fresco muda a realidade de moradores de São Félix do Xingu e motoristas que trafegam pela região. Entre as inúmeras vantagens para a mobilidade está o fim da travessia em balsa, que além de ser mais demorada tinha o custo com a passagem. Desde a entrega, o equipamento público aumentou a segurança, economia e integração regional no sudeste paraense.
A ponte tem 480 metros de extensão e 11 vãos, sendo nove de 40 m de largura e dois centrais de navegação, com 60 m de largura e 14 m de altura. A estrutura é mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED. Com o objetivo de impulsionar as atividades econômicas, a ponte conecta a Rodovia PA-279, que atravessa vários municípios até São Félix do Xingu, melhorando o dia a dia de mais de 100 mil habitantes.
O motorista Vanderval Corrêa do Prado, que costuma trafegar pela região, já usufrui das facilidades com a nova ponte. “Como condutor, eu precisava atravessar a ponte com frequência. Às vezes, não conseguia. Antes não tinha como atravessar o rio de carro, e vinham muitas dificuldades. Precisávamos procurar e pagar pelas balsas, e se tornava algo difícil”, conta o profissional.
Mín. 22° Máx. 33°