20°C 23°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Parauapebas é campeão em ocorrências de falta de energia por causa de queimadas criminosas

De acordo com a Equatorial Energia, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Pará, a Capital do Minério registrou 347 ocorrências de janeiro a julho de 2024, liderando entre todos os municípios do Sul e Sudeste paraense.

Redação
Por: Redação Fonte: Zeus Bandeira/Equatorial Pará
12/08/2024 às 14h29 Atualizada em 12/08/2024 às 14h36
Parauapebas é campeão em ocorrências de falta de energia por causa de queimadas criminosas

Durante o período do verão amazônico, quando as chuvas diminuem e o tempo fica mais seco, aumentam os números de incêndios e queimadas perto da rede elétrica. A incidência das chamas próximo dos cabeamentos elétricos pode acarretar em falta de energia. De janeiro a julho de 2023, foram registradas 1.175 ocorrências dessa natureza na região sul e sudeste do Pará. Os dados diminuíram no mesmo período de 2024 para 1.070, porém, ainda seguem preocupantes.

Entre os municípios que mais registraram ocorrências de falta de energia por conta de queimadas em 2023 estão: Parauapebas (347), Marabá (238), Redenção (124), Tucuruí (114) e Canaã dos Carajás (79). Em 2024, houve uma queda nos registros nesse período e outras cidades registraram mais ocorrências, como: Parauapebas (290), Marabá (240), Canaã dos Carajás (121), Tucumã (82) e Tucuruí (60).

Diante desses dados, a Distribuidora de energia alerta sobre a importância de não fazer queimadas irregulares para limpar a pastagem, o que é comum principalmente na região sul e sudeste do estado. Além disso, é necessário manter terrenos limpos e não deixar restos de plantações acumuladas na beira de estrada, pois pode se tornar um potencial foco de incêndio.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com Marcelo Tucunduva, executivo de Segurança da Equatorial Pará, jogar bitucas de cigarro ou fósforos em áreas mais secas já pode ser o suficiente para iniciar uma queimada e a situação se agrava ainda mais quando isso é feito perto de subestações, linhas de transmissão ou rede de distribuição de energia. 

“É crime realizar queimadas perto de instalações do setor elétrico. Um incêndio pode provocar acidente grave e até fatal, além de afetar desde as indústrias e hospitais até os clientes residenciais com interrupções no fornecimento de energia. Por isso é importante trabalharmos a conscientização para que isso seja evitado”, afirma Marcelo. 

Como denunciar?

Em casos de incêndios próximos a rede elétrica, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente, por meio do número 193. Caso o fogo esteja atingindo uma rede elétrica energizada e provoque falta de energia a Equatorial Pará deve ser acionada os canais de atendimento 24h, no 0800 091 01 96; na assistente virtual Clara, via WhatsApp, no número (91) 3217 8200; no site www.equatorialenergia.com.br ou ainda pelo app Equatorial Energia, disponível para dispositivos Android e IOS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Organização Há 3 dias

Semmu realiza treinamento sobre políticas públicas para mulheres

A Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) realizou nessa sexta-feira, 10, no plenarinho da Câmara Municipal, um treinamento sobre políticas públicas para mulheres.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Parauapebas - PA Há 5 dias

Adeus, carro-pipa: interligação de sistemas garantirá abastecimento de água para 5 mil moradores no bairro Maranhão

A interligação entre o sistema do bairro Jardim Canadá com o reservatório na praça da Bíblia irá transformar a realidade dos moradores que dependia...

MISSÃO CUMPRIDA Há 3 semanas

SEMSI encerra 2024 com avanços estratégicos e mais de 200 mil atendimentos realizados

O secretário Pablo Oliveira destacou que o ano foi marcado por resultados concretos e inovação. “Nosso objetivo é proporcionar uma cidade mais segura e organizada. Esses avanços refletem o esforço conjunto das equipes e o compromisso com o bem-estar da população.”

PRESTAÇÃO DE CONTAS Há 4 semanas

Miquinha pede vistas e prestação de contas de Darci Lermen não é aprovada na sessão desta sexta-feira (20)

O vereador Miquinha justificou o pedido de vistas alegando que o Ministério Público recomendou a reprovação das contas e que os parlamentares precisam de mais tempo para uma melhor análise.

DEU CERTO! Há 4 semanas

Após protesto em frente a casa do prefeito, Câmara de Parauapebas aprova a majoração dos cargos de Agente Comunitário de Saúde

Há semanas, grupo vinha protestando nas sessões e decidiu tomar uma decisão mais radical ao se reunirem na frente da casa de Darci Lermen para pressionar o prefeito em busca na majoração.