Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram da palestra "Previdência Complementar e Benefício Especial", nesta quarta-feira, 24. Realizada pelo Poder Judiciário do Pará em parceria com o Governo do Pará. O encontro reuniu 172 participantes no auditório da Seduc.
A programação busca explicar aos servidores públicos, em especial aos efetivos, a questão da previdência complementar, as formas com que podem aderir, contribuir, quais os benefícios terão, o Benefício Especial, instrumento necessário para informação prévia dos servidores antigos durante o processo de migração para o regime da previdência complementar, além das regras da nova previdência complementar do Estado.
"Nós estamos fazendo o planejamento para o nosso processo de aposentadoria, para que nós possamos ter a tranquilidade financeira e a saúde física e mental para usufruir daquilo que fizemos ao longo do nosso tempo, que é trabalhar e contribuir. Contribuir de maneira eficaz nesse processo de planejamento previdenciário", Raimundo Oliveira, diretor de Organização de Pessoal da Seduc.
O encontro foi mediado pelo técnico previdenciário do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (IGEPPS), Marcelo Rodrigues, e contou com as apresentações da procuradora-chefe do IGEPPS, Ana Rita Dopazo, bem como pela consultora da Prevcom, Josi Andrade.
Para a procuradora-chefe, Ana Rita Dopazo, este é o momento para o servidor enxergar seu futuro da melhor forma possível. "Essa oportunidade de esclarecimento é muito importante para o servidor, porque nós estamos falando em projeção de futuro. É uma coisa que assusta todo mundo. Então, essas palestras, essas orientações que a gente está dando aos servidores, são para deixar ele mais confortável, para ele entender no que ele está escolhendo, quais são os prós e os contras de fazer a migração, não fazer a migração, ou migrar e não ter previdência complementar. Tudo isso é uma faculdade agora do servidor. Então, a gente pensou nessas palestras com o intuito de auxiliar mesmo o servidor para dar segurança, para ele tomar a melhor decisão", disse Ana Rita Dopazo.
Atenta às orientações, a professora de Educação Física, Dayse Ferreira, conseguiu tirar as suas dúvidas. "Eu achei bom e importante ter participado, porque um colega me falou que, por eu entrar em 2010 no Estado, não seria vantagem. Aí foi a primeira coisa que perguntei para os palestrantes, e a doutora me falou que era vantajoso, sim. E, tudo isso é para nós podermos ter a certeza sobre se vamos aderir, porque todo mundo quer ter um futuro melhor", conta a professora.
"Como servidores, é importante estarmos atentos aos prazos para aderir à Previdência Complementar que vai até o dia 2 de agosto. É importante estarmos atentos a essas situações que ocorrem na nossa vida pública, nossa vida como servidor público. Cada um que quiser saber um pouco mais, de repente ficaram com mais algumas dúvidas, podem procurar o RH da Seduc, a nossa folha de pagamento, para saber mais sobre a previdência e como ele deve fazer essa adesão", finaliza Regina dos Santos, coordenadora de Aposentadoria da Seduc.