32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Esportes ESPORTE

Messi x James Rodríguez: o que aconteceu nas 8 vezes em que astros de Argentina e Colômbia se enfrentaram?

Uma década depois de golaço no Maracanã, meia reencontra seu melhor futebol e tem chance de chegar à primeira final pela seleção

11/07/2024 às 11h01
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Maracanã, oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Domínio com o peito e finalização no ângulo, sem deixar a bola cair. Um dos gols mais bonitos da história das Copas do Mundo. A memória da pintura de James Rodríguez está viva na mente de todos que assistiram à partida entre Colômbia e Uruguai, no maior momento da seleção colombiana em Mundiais.,

Ali, James Rodríguez ganhou projeção internacional, ao ser o artilheiro da Copa do Mundo de 2014 e rumar do Mônaco ao Real Madrid. Agora, 10 anos e 11 dias depois, o craque está novamente frente ao Uruguai e tem a grande chance da carreira: chegar à primeira final dele com a Colômbia.

O momento da carreira de James é completamente diferente do de 10 anos atrás. Se antes ele despontava como novo astro do futebol mundial com malas prontas para o Real Madrid, o meia atualmente não emplaca sequências nos clubes. O momento no São Paulo, onde está desde o ano passado, exemplifica isso: em 2024, o colombiano só foi titular duas vezes.

Continua após a publicidade
Anúncio

É na seleção da Colômbia que James aproveita a sua melhor versão. Em quatro jogos na Copa América, são seis participações em gols — uma bola na rede e cinco assistências.

Busca pela primeira final e chance de título
A Copa América de 2024 é, sem dúvidas, a maior chance de James Rodríguez conquistar um título pela Colômbia, seleção que só conquistou o torneio em uma oportunidade: em 2001, sob a batuta de Aristizábal.

Na seleção, o melhor momento da carreira de James foi a jornada até as quartas de final da Copa do Mundo de 2014. O choro do camisa 10 na eliminação para o Brasil retrata a esperança que os colombianos tinham na equipe comandada por José Pékerman.

Com novos jogadores, como Luis Díaz, Jhon Arias e Richard Ríos, coube a Néstor Lorenzo, que era auxiliar de Pékerman, a missão de tirar o melhor de James Rodríguez novamente na seleção colombiana. Na terça-feira, véspera da partida contra o Uruguai, o treinador argentino disse que o meia merece e precisa jogar mais em seus clubes para mostrar seu futebol.

— O que aconteceu é que ele havia jogado muito pouco, precisávamos que ele jogasse mais, e agora ele tem continuidade. A possibilidade de jogar, de ter minutos para um grande jogador, dá a ele a chance de mostrar o que sabe. Se ele jogar menos minutos, terá menos chance — disse Lorenzo.

O voto de confiança de Lorenzo veio assim que ele assumiu o comando da Colômbia. A última competição oficial da seleção havia sido a Copa América de 2021, quando James havia ficado fora da convocação de Reinaldo Rueda. Na ocasião, a equipe caiu nas semifinais, nos pênaltis, para a Argentina.


— Lorenzo recuperou a confiança dele (James Rodríguez). Reinaldo Rueda, no terceiro lugar em 2021, nem o levou à competição, em que foi campeã na Argentina. Lorenzo o chamou de novo, apesar de ter poucos minutos no São Paulo e no Al-Rayyan, e o empoderou novamente como capitão. E James está rendendo sua melhor versão, muito parecida com a versão de 2014 — disse Pilar Velásquez, da ESPN da Colômbia.

Para conquistar a vaga na final da Copa América, James Rodríguez e Colômbia precisam passar pelo Uruguai. A semifinal do torneio será nesta quarta-feira, às 21h, no estádio Bank of America, na Carolina do Norte. Quem passar enfrenta a Argentina na grande decisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 36°C 25°C
Dom 35°C 23°C
Seg 36°C 20°C
Ter 36°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio