26°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

Geral PARCERIA

Semas e Companhia Ambiental de São Paulo discutem ações de capacitação

Equipe da Cetesb esteve em Belém conhecendo obras que vão transformar a infraestrutura da capital paraense, como a Avenida Liberdade, o Parque da C...

16/06/2024 às 18h20
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) concluiu, na sexta-feira (14), uma programação de visitas técnicas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a Belém. Profissionais da Semas apresentaram os projetos da Avenida Liberdade, Parque da Cidade e Porto Futuro II, além da Sala de Monitoramento Ambiental, e discutiram parceria, entre a Companhia paulista e a Secretaria, visando à oferta de cursos de capacitação.

A visita faz parte do acordo entre Semas e Cetesb definido em abril deste ano, que prevê ações integradas em levantamento e compartilhamento de informações sobre fiscalização e monitoramento da qualidade do meio ambiente. Thomaz Miazaki (c) em visita a obras do governo do Estado que preparam Belém para receber a COP 30

"É uma grande felicidade receber aqui o Thomaz e o Roberto, representando toda a equipe da Cetesb, que está colaborando conosco na qualificação técnica da Avenida Liberdade, permitindo que avancemos cada vez mais na gestão ambiental. É uma grande alegria fazer essa troca, e trazê-los aqui para visitar as obras da COP (conferência mundial sobre mudanças climáticas), para que eles possam, no ano que vem, presenciar as obras já prontas. Eles estão colaborando conosco para o bem de todo esse debate, um debate muito frutífero", disse Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na apresentação do projeto da Avenida Liberdade ao presidente da Cetesb, Thomaz Miazaki de Toledo, foram destacadas as principais características e benefícios esperados com a via expressa, que visa melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém.

"Estamos encerrando a nossa visita de dois dias. Esta é a segunda interação que estamos fazendo entre as duas instituições. Recebemos a equipe da Semas na Cetesb ainda neste ano, e agora estamos aqui fazendo a devolutiva e agradecendo a acolhida da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará. Belém está um verdadeiro canteiro de obras, e acompanhamos algumas delas. Tudo isso passa pelos nossos irmãos aqui do Pará, que cuidam do meio ambiente e fazem o licenciamento ambiental", ressaltou Thomaz Miazaki.

Licenciamento- Além da apresentação dos projetos, foi discutida uma parceria entre a Cetesb e a Semas para a oferta de cursos de capacitação em diversas áreas, principalmente no licenciamento ambiental. A colaboração visa aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos na gestão ambiental no Pará, promovendo a troca de experiências entre os dois órgãos.

"Estamos em tratativas para a renovação do nosso acordo de cooperação, que inclui atividades de capacitação, transferência de conhecimento e também apoio em alguns serviços. Tudo isso foi detalhado em uma reunião técnica de trabalho. Nós também pudemos conhecer as obras que sediarão a COP ano que vem. Parabéns a todo o governo do Estado do Pará pelo trabalho que vem realizando", completou o presidente da Cetesb.

Texto: Mário Gouveia - Ascom/Semas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio