32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral SEMANA DO MEIO...

Corrida e caminhada do Junho Verde mobiliza público em prol do meio ambiente

Mais de 500 pessoas participaram do evento, que arrecadou meia tonelada de alimentos para animais silvestres

08/06/2024 às 15h26
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Daniel Lima / Ascom Semas
Crédito: Daniel Lima / Ascom Semas

A Corrida e Caminhada do Meio Ambiente de 2024, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) neste sábado, 8, realizada no Parque do Utinga, em Belém, contou com a presença de mais de 500 participantes. O evento faz parte da programação do "Junho Verde", mês dedicado ao meio ambiente.

"Estamos muito felizes em promover a terceira edição da corrida e caminhada do meio ambiente, que já é um evento que chegou para ficar e agregar mais gente sempre. Tivemos aqui mais de 500 inscrições, sejam servidores públicos e o público. O evento é um sucesso, é animado, as pessoas se divertem e ainda chama atenção para a nossa pauta, sendo a agenda ambiental e climática e é importante que cada vez mais a gente conscientize as pessoas e as chame para nossa causa", destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida.

A programação faz parte da campanha de arrecadação de gêneros alimentícios para animais silvestres. As inscrições para a corrida foram feitas mediante doação de R$ 50 em alimentos para animais silvestres, com apresentação do comprovante da compra. Meia tonelada de alimentos foi arrecadada.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os produtos arrecadados serão doados aos mantenedores parceiros da Semas, que efetuam os cuidados veterinários e tratam os animais até a posterior soltura.

"A campanha de doação de ração é vital para a proteção e nutrição da fauna silvestre local. A doação é uma forma de envolver a comunidade na proteção dos animais silvestres, sendo parte integral de nosso ecossistema", complementa o titular da Semas.

Prêmios -A corrida teve 16 premiações no total. Três em cada categoria, masculino e feminino, além de quatro na categoria PCD. Os premiados receberam bicicletas e tênis de corrida, além de medalhas produzidas a partir de resíduos reutilizados. As demais premiações foram destinadas aos servidores.

Pedro Paixão, vencedor da corrida na categoria masculino, destaca o quanto a corrida é importante. "Para mim significa tudo, porque ao praticar esse esporte a gente tá ganhando saúde e essa corrida, por ser do meio ambiente, ela é um incentivo para a gente poder cuidar da natureza. Essa é a minha segunda participação e a minha segunda vitória. Parabenizo a organização do evento pelo incentivo a essa atividade que só faz bem para nossa saúde", disse.

Cilane Santos, professora de Educação Física que participou do evento pela primeira vez, relacionou o cuidado com o Meio Ambiente e a saúde. "É muito importante a promoção deste evento relacionado ao meio ambiente. Aqui temos a junção perfeita, porque quando a gente cuida do meio ambiente, a gente cuida não só da nossa saúde, mas de toda a comunidade e eventos como esse são muito importantes e fazem todo o sentido nessa lógica", destacou.

Dança, distribuição de brindes e a comercialização de itens sustentáveis fizeram parte da programação. Uma feira de produtos da agricultura familiar foi instalada para favorecer a comercialização de itens ecológicos e a geração de renda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio